Plantas da espécie Yucas tinham sido colocadas na faixa de areia da praia, por funcionário de um condomínio, sem autorização
Moradores de Búzios notaram o aparecimento plantas exóticas da espécie Yucas, na praia de Geribá nesta segunda (21) e terça-feira (22). De acordo com as informações, funcionários de um condomínio fizeram a colocação das plantas no local próximo à quadra de vôlei de praia. A população apontou ser uma tentativa de impedir as pessoas de praticarem o esporte próximo ao condomínio.
Na manhã desta terça-feira (22), a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, retirou as plantas exóticas da faixa de areia no canto esquerdo da Praia Geribá. De acordo com o secretário de Meio Ambiente Fernando Savino, ao introduzir as Yucas naquele local, o condomínio desobedeceu a recomendação do Ministério Público Federal (nº 12/2020) emitida no dia 3 de agosto deste ano.
“A recomendação do MPF é para que não se coloque plantas exóticas na faixa de areia. Em agosto deste ano a secretaria, cumprindo determinação do Ministério Público, retirou diversos canteiros de plantas exóticas instalados pelos proprietários de imóveis na praia. O condomínio Amarras não tem nenhuma licença ou autorização para fazer este plantio ao longo do muro. Mesmo que fossem espécies de plantas típicas de restinga, ainda assim é necessário entrar com processo na secretaria de Meio Ambiente solicitando a licença porque praia é Área de Preservação Permanente”, explicou Savino.
Os fiscais do Meio Ambiente autuaram e multaram o condomínio em 13.076 UPFM (Unidade de Padrão Fiscal do Município). O motivo da multa foi a introdução e manutenção de espécie exótica em Área de Preservação Permanente. As Yucas são plantas de arbustos, nativas da América Central e do Sul dos Estados Unidos. São conhecidas por terem folhas em formato de espinhos.