Pular para o conteúdo
Search

Prefeitura de Búzios faz referência xenofóbica quanto à Covid-19 e volta atrás

Imagem: comunicado da Prefeitura | Redes Sociais.

Comunicado da Prefeitura sobre situação da Covid-19 na cidade fez referência à doença como um “vírus chinês”

Com o aumento do contágio da Covid-19 na Região dos Lagos, após as comemorações que ocorreram de forma irregular no final de ano e carnaval, a Prefeitura de Búzios publicou uma nota com algumas medidas de controle da doença. Um fato que gerou debates entre a população, foi o uso do termo “vírus chinês”.

É fato que mesmo com os primeiros casos do novo coronavírus terem sido registrados na China, atribuir a doença a um país específico pode ser interpretado como uma atitude xenofóbica. Após debates entre a sociedade civil, que ressaltaram que a expressão também já foi usada pelo Presidente, Jair Bolsonaro, o governo municipal editou o comunicado, mudando o termo.

Tais declarações contra a China reforçaram uma tensão entre o Brasil e o governo chinês em 2020. No mês de novembro, a embaixada do país chegou a divulgar uma nota em resposta a uma publicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que dizia que o governo brasileiro declarou apoio a uma “aliança global para um 5G seguro, sem espionagem da China”. Segundo a nota, as declarações “infundadas solapam” a relação entre os dois países.

Presidente da República, Jair Bolsonaro, também fez referências ao novo coronavírus como “vírus chinês”. Imagem: Marcos Corrêa/PR

Fiscalização em Búzios

Segundo a nota, preocupado com os novos casos, o Prefeito Alexandre Martins tem orientado o secretariado para intensificar as ações de fiscalização em todo o município, com intuito de coibir o descumprimento do último decreto de nº 1583, de 26 de fevereiro de 2021.

Prefeito de Búzios, Alexandre Martins. Imagem: Iniciativa Popular Búzios

Nesta sexta-feira(05), as equipes da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, fiscalizaram as cooperativas de Vans Coopergeribá e Cooper Búzios, para averiguar se estão cumprindo as medidas de segurança, que estabeleceram uma capacidade máxima de 60% dos passageiros, além de tornar obrigatório o uso de álcool em gel e máscara de proteção facial, tanto para o condutor, quanto para os passageiros. Todas as vans estão sendo higienizadas.

Já nessa quinta-feira(04), o Secretário de Saúde Marcelo Amaral, convocou uma reunião com os representantes do comércio, hotéis e pousadas do município, orientando as empresas, a respeitarem a ocupação máxima permitida, além do cumprimento de todas as medidas de segurança sanitárias, evitando assim a disseminação do vírus na cidade, e por consequência, mantendo os baixos índices de contaminação alcançados atualmente em Búzios.

As barreiras sanitárias continuam atuando 24h, nas duas entradas de Búzios, com aferição de temperaturas e conferência de QRCode. A fiscalização interna será intensificada com equipes da vigilância sanitária, visitando e orientando aos comércios, pousadas e hotéis.

De acordo com a Prefeitura, a fiscalização para cumprimento das medidas visa manter cidade permaneça aberta, evitando assim um possível lockdown.

Boletim Coronavírus

Os casos de pessoas infectadas pela Covid-19 seguem aumentando na cidade. O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde nesta sexta-feira (5), aponta que já foram registrados 3.258 casos, cinco a mais do que no dia anterior. Além disso, o relatório mostrou uma nova morte pelo contágio do vírus, somando um total de 33.

De acordo com os dados, durante o mês de janeiro, 333 pessoas testaram positivo para a doença, e em fevereiro, 205. Atualmente, o município conta com 85 pessoas em isolamento domiciliar e 4 leitos ocupados, segundo a Secretaria.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.