Durante a reunião, representantes das instituições conversaram sobre condições das unidades e protocolo de saúde
Em reunião realizada na terça-feira (10), representantes do Sepe Lagos e da Prefeitura de Búzios discutiram sobre protocolo de segurança para a volta às aulas, prevista para a próxima segunda-feira (16). Durante a reunião, representantes das instituições conversaram sobre condições das unidades e protocolo de saúde. Apesar da organização da Secretaria de Educação em retomar as atividades presenciais com revezamento dos alunos, a preocupação dos profissionais da área é com as estrutura das unidades de ensino, a disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para todos os servidores que atuam nas unidades de ensino e com a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19.
Em vídeo postado no Instagram oficial do Sepe Lagos, o coordenador geral do Sindicato, Augusto Rosa, explicou o andamento das negociações para uma retomada com segurança, iniciadas na semana passada, quando o governo abriu espaço para ouvir as demandas do colegiado, que até então não havia ocorrido nesta gestão.
“Vamos fazer uma reunião em breve com a Secretaria de Saúde para debater todos os pontos que nós achamos que faltam para segurança nas escolas. Na semana que vem, na sexta-feira, vamos fazer uma vistoria em conjunto com a Secretaria de Educação para verificar as adaptações das escolas, principalmente em relação a ventilação e adaptações físicas”, adiantou.
Participaram da reunião o prefeito Alexandre Martins, representantes da Secretaria de Saúde, Secretária de Educação, Vigilância Sanitária e da Procuradoria.
Estado de greve
A Greve Pela Vida foi encerrada no dia 4 de agosto quando o município atendeu o pedido da categoria para negociações. Entretanto, a categoria se mantém em “estado de greve”, ou seja, os trabalhadores que estavam desempenhando apenas atividades remotas, recusando-se ao trabalho presencial, retomaram todas as atividades laborais. Mas, segundo o colegiado, caso não sejam garantidas condições para uma eficaz prevenção de contágios nas aulas presenciais a greve poderá ser retomada.
Volta às aulas
A Prefeitura divulgou nesta quarta-feira (11) que vai seguir todos os protocolos sanitários para que professores e estudantes possam retornar com segurança às aulas presenciais. O retorno está programado para a próxima segunda-feira (16).
A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia idealizou um calendário realizando um rodízio de todas as turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental até o 4º ano do Curso Normal. Das 23 escolas do município, 19 funcionarão no sistema de rodízio com aulas presenciais e as demais continuarão no formato remoto
Unidades Escolares que retornarão às aulas presenciais:
Em 16 de agosto:
* Colégio Municipal Paulo Freire;
* INEFI;
* Escola Municipal João José de Carvalho;
* Escola Municipal Profª Lydia Sherman;
* Escola Municipal Ver. Antônio Alípio da Silva;
* Escola Municipal Ver. Emigdio Gonçalves Coutinho;
* Escola Municipal José Pereira N. Júnior;
* Escola Municipal Eliete Mureb de Araújo Góes;
* Escola Municipal José Bento Ribeiro Dantas;
* Escola Municipal Profª Eulina de Assis Marques;
* Escola Municipal Profª Regina Maria da Silveira Ramos;
* Escola Municipal Profº Darcy Ribeiro;
* Escola Municipal Profª Cilea Maria Barreto;
Em 06 de setembro:
* Creche M. Nair da Conceição Gonçalves Pereira;
* Creche M. Ivonete Costa Trindade;
* Creche M. Marly Quintanilha de Souza;
* Creche Escola Municipal Maria Amélia de Souza;
* Creche Profª Maria Rita Coelho Novelino;
* Creche M. Ernestina Santanna Quintanilha;
A escolas que não retornarão as aulas presenciais antes de outubro são:
* Creche Escola Municipal Laurinda S. Conceição;
* Escola Municipal Eva Maria Conceição Oliveira;
* Escola Municipal Manoel Antônio da Costa (Mudinho);
* Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira.
Acesse aqui para conhecer o protocolo de reaberturas das escolas.
Licitação Nicomedes Theotônio Vieira
A Prefeitura marcou para o dia 25 de agosto, às 10h, a tomada de preços para contratação da empresa que vai realizar a obra da Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira. O edital está disponível no Portal da Transparência, na sala da Comissão Especial de Licitação.