Search
Degradê com CSS

Prefeitura de Búzios e Prolagos orientam moradores de Manguinhos a conectarem imóveis à rede de esgoto

Prefeitura e Prolagos fazem força-tarefa no bairro Manguinhos, em Búzios

Ação visa a preservação da Lagoa de Geribá e conscientizar a população sobre a necessidade de fazer a interligação no sistema

Com o objetivo de conscientizar a população e impedir que os imóveis lancem esgoto de forma irregular na Lagoa de Geribá, a Prolagos e a Prefeitura de Armação dos Búzios realizaram uma força-tarefa no bairro Manguinhos, nesta segunda-feira (8). Nas ruas do entorno da lagoa, as equipes auxiliaram os moradores a interligarem os imóveis à rede coletora implantada no ano passado e integrada ao sistema principal de esgotamento sanitário operado pela concessionária.

A Prefeitura já notificou 43 residências com ligações irregulares. A interligação na rede é de responsabilidade dos proprietários dos imóveis, que devem adequar o sistema interno, desativar a fossa domiciliar e fazer a ligação no ponto disponibilizado pela Prolagos em frente a cada casa ou comércio. “Essa é uma ação necessária para preservar a Lagoa de Geribá. Vamos ajudar as pessoas que foram notificadas e continuar com a fiscalização, afinal, é muito importante que cada um faça a sua parte. Caso algum morador não efetue a ligação, iremos tomar as medidas cabíveis” – explica Miguel Pereira, vice-prefeito e secretário de Obras e Saneamento de Búzios.

A rede coletora está interligada ao sistema de esgoto da concessionária, levando o efluente à estação elevatória que atende a localidade e bombeando para a estação de tratamento no bairro São José, uma das mais modernas do país, que opera em nível terciário, com desinfecção por raio ultravioleta, e tem capacidade para tratar 17 milhões de litros de esgoto por dia. “À medida com que vamos avançando com a implantação da rede separativa, cabe à população se conectar a ela. A ligação impede que o esgoto extravase nas ruas, retorne para as casas ou polua o meio ambiente. Além disso, esses investimentos refletem diretamente no desenvolvimento dos municípios, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, valorizando os imóveis e impulsionando o crescimento econômico das cidades” – ressalta José Carlos Almeida, diretor executivo da Prolagos.

Além de Manguinhos, outros locais do balneário contam com o sistema separador absoluto, como João Fernandes, Ferradura, Praia dos Ossos, Geribá, Centro e Alto de Búzios. A cobertura de coleta de esgoto neste modelo, funciona em complemento ao tempo seco, que capta as contribuições que chegam pela rede de drenagem, fazendo parte da estrutura de esgotamento sanitário dos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, que é composta por mais de 80 elevatórias e sete estações de tratamento com capacidade para tratar 97 milhões de litros de esgoto por dia.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Hospital Ronaldo Gazolla promove campanha de doação de sangue em parceria com Hemorio

Instituto Dominus inicia 2º semestre com foco na consolidação dos aprendizados e integração de saberes

Phil Rajzman é vice-campeão no 24º Duke’s OceanFest, tradicional campeonato do Havaí

Alerj aprova projeto que obriga agressores a ressarcirem custos de tratamento de animais

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!