Reunião que definiu ações ocorreu no gabinete do prefeito
A Prefeitura de Búzios divulgou na manhã desta segunda-feira (16), quaiss medidas de prevenção irá adotar contra a disseminação do COVID-19. O município foi uma das últimas cidades da Região dos Lagos a reunir equipes técnicas para discutir ações.
Segundo o comunicado, postos de saúde funcionarão como referência em cada bairro. Em uma semana, campanha de vacinação em domicílio será organizada para imunizar idosos e grupos de risco, contra a gripe. Informações sobre a prevenção serão distribuídas em prédios públicos, transportes e comércios. Haverá mobilização logística colocando em prática medidas que ajudem a proteger a população.
A nota não salienta, no entanto, qual será o procedimento em relação a entrada de visitantes no município, nem sobre como vão operar os transatlânticos, barcos e passeios turísticos. As cidades de Cabo Frio e Arraial do Cabo editaram decretos nesta segunda-feira (16), suspendendo essas atividades pelo período de 30 dias.
Atualizando
A Prefeitura de Búzios emitiu um novo comunicado, às 15h50 informando que o desembarque de passageiros dos transatlânticos está suspenso. As vans de turismo e os ônibus de excursão também estão proibidos de entrar na cidade.
A Prensa reforça que hábitos simples de higiene são as melhores formas de prevenção da doença, como lavar bem as mãos com água e sabão ou utilizar álcool em gel; cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir; não compartilhar objetos pessoais; evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados de acordo com orientações do Ministério da Saúde.