Salta aos olhos a falta de planejamento e de comunicação da prefeitura com os estudantes
Após as reclamações sobre o ocorrido desta última terça-feira (03), quando alunos foram abandonados em diversos pontos da cidade pelo transporte universitário oferecido pela prefeitura de Búzios, nesta quarta-feira (04), a secretaria de Educação disponibilizou mais um veículo para o levar os estudantes, acabando com o problema da superlotação.
Ao término do encontro com o secretário de Educação Carlos Roballo, o vereador Niltinho de Beloca comunicou aos estudantes que mais um ônibus universitário sairia do Centro, em direção a Cabo Frio, pegando os alunos em todos os pontos do trajeto. No total, serão dois ônibus saindo do Centro e um do bairro da Rasa.
Os alunos puderam embarcar normalmente e chegar ao seu local de estudo sem transtornos, mas não foi confirmado pela prefeitura, se o terceiro transporte será mantido diariamente.
Vale lembrar que a prefeitura sempre concedeu aos estudantes universitários, o benefício de uma ajuda de custo ou do serviço de transporte para a faculdade. Mas recentemente as regras mudaram, e foi oferecido aos alunos o direito aos dois benefícios. A mudança gerou o aumento imediato do número de passageiros, mas não do número de veículos, e a falta de lugares para todos deixou dezenas de alunos na rua, sem transporte e sem aula.
Salta aos olhos a falta de planejamento e de comunicação da prefeitura com os estudantes. Na tarde de quarta-feira, dezenas de universitários se dirigiram ao Centro da cidade para garantir uma vaga no ônibus. Ninguém sabia se haveria transporte para todos os cadastrados.
Comunicar a população e iniciar ações planejadas, são quesitos essenciais para se evitar situações como essa, enfrentada pelos universitários. Jovens sendo prejudicados em sua rotina de estudos.
Texto produzido pelo programa de estagiários da Prensa, sob a supervisão da jornalista Maria Fernanda Quintela.