Novo decreto foi divulgado no Boletim Oficial dessa quarta-feira (27)
A Prefeitura de Búzios editou um novo decreto que desobriga o uso de máscaras de proteção em espaços abertos. A medida foi divulgada no Boletim Oficial dessa quarta-feira (27). O município atribuiu a flexibilização ao “crescente número de habitantes imunizados com a vacina contra a Covid-19”. O governo divulgou recentemente que 100% da população já foi imunizada, pelo menos, com a primeira dose no município considerando a estimativa da população do balneário. O uso era obrigatório desde 27 de novembro de 2020.
Além disso, considerou “necessidade flexibilização de algumas medidas protetivas para os habitantes e visitantes do município”; e o fato da cidade “ser um dos destinos turísticos mais procurados e visitados por turistas do mundo inteiro”. O Decreto de nº 1.747/21, substituiu o de nº 1.736/2021.
A desobrigação do uso da máscara ainda é considerada um risco por especialistas, devido a flexibilização de outras frentes como estádios de futebol, cinemas, teatros, entre outros, e também pelas variantes que circulam no país. Acredita-se que por mais que o número de mortes esteja controlado, não se pode afirmar que a pandemia está controlada. A máscara tornou-se um dos principais símbolos da pandemia no mundo demonstrando eficácia como medida de contenção da Covid-19.
O decreto municipal tem como base a Lei Estadual nº 9.443, sancionada na quarta pelo governador Cláudio Castro e publicada no Boletim Oficial desta quinta-feira (28), que regula o uso de máscaras no estado e as libera em espaços abertos. O governador justifica o baixo risco de contaminação nas regiões devido à agilidade da distribuição da vacina.
Ainda na quarta, a Prefeitura do Rio também abriu mão do uso de máscaras em locais abertos e ainda liberou funcionamento de boates, casas de show e salões de dança com até 50% da capacidade. A justificativa foi que 65% da população da cidade está devidamente imunizada.