Após rumores e preocupações levantadas por pais de alunos em Búzios, a Prefeitura esclareceu que não há planos para alterações significativas no atendimento da rede infantil municipal em 2024.
As preocupações giravam em torno da possível redução da carga horária na creche integral para meio período e a substituição de professores para pessoas com deficiência por auxiliares. Uma das mães de aluno entrou em contato com a Prensa, demonstrando preocupação quanto a educação do filho para o próximo ano.
O secretário de Educação Ciência e Tecnologia, Rodrigo Ramalho, afirmou de maneira categórica que não haverá mudanças nos horários em 2024. As turmas integrais manterão o mesmo horário estabelecido para este ano, das 7h30 às 16h30.
“Quem é integral continua mesmo horário integral, mesmo horário de entrada, 7h30, mesmo horário de saída, 16h30. Quem é parcial continua o mesmo horário de entrada, mesmo horário de saída; não tem nenhuma alteração em horário”, disse.
Sobre as especulações de substituição de professores por auxiliares para alunos com deficiência, o secretário esclareceu que haverá uma mudança na nomenclatura, mas não na função. A alteração de “professor” para “mediador” decorre da revisão dos planos de cargos e salários (PCCR). Ele explicou que o cargo de auxiliar de creche permanece inalterado e é destinado a servidores que auxiliam os mediadores regentes da creche.
Quanto ao mediador da aprendizagem, o secretário detalhou.
“O mediador da aprendizagem é o profissional que vai auxiliar o aluno PCD, que necessite, através de laudo médico, de uma pessoa, de um profissional, para poder acompanhá-lo e auxiliá-lo no estudo”, explicou.