André Granado coloca em risco pessoas que não deveriam sair de casa
Contrariando as normas de saúde pública em época de pandemia, a Prefeitura de Búzios convocou os servidores que fazem parte do grupo de risco para Covid-19, a se apresentarem presencialmente na Policlínica Municipal, e esperarem aglomerados num local situado ao lado da sala para atendimento especial a casos suspeitos de coronavírus, para provarem ao médico do trabalho, que são realmente portadores dos males que alegam.
Indignados, servidores que pediram para não ser identificados, pois temem retaliações por parte do governo, procuraram a Prensa de Babel para relatar o absurdo desta convocação, e a falta de cuidados no ambiente da Policlínica, em momento considerado de extremo risco para todos.
– Como só tem atendimento com médico do trabalho na sexta-feira de manhã, a Policlínica fica cheia de servidor do grupo de risco. A prefeitura está convocando todo mundo a trazer seu laudo comprovando o problema que tem. Principalmente o pessoal da Educação. O RH mandou um memorando pedindo laudo da medicina do trabalho, dizendo que os dias que eu ficasse em casa seriam dados como falta – revela um servidor.
Os servidores afirmam que somente as pessoas do grupo de risco estão trabalhando de casa, os demais servidores estão todos trabalhando presencialmente.
– Muitos poderiam estar trabalhando de casa para evitar contaminação, mas a prefeitura não admite. Tem muito idoso que também é grupo de risco, que tá trabalhando presencial quando não deveria. A sede da prefeitura no Centro registra vários casos de Covid-19 entre os funcionários. Todo mundo que trabalha lá sabe. Cada hora aparece mais um caso – explica mais um servidor.
Quem esteve na Policlínica para levar seu laudo médico disse que os servidores aguardavam a sua vez ao lado de pessoas que seguiam para atendimento de Covid-19. Uma placa no local onde todos se aglomeravam, alertava os presentes para não ultrapassarem uma das portas por ser a entrada para uma ala de atendimento para Covid-19.