Em junho, o município também criou uma votação para escolha da fachada da nova UPA do balneário
Com a revitalização do Centro de Búzios, a praça principal da cidade, também está sendo reformada. Apesar das opiniões diversas, os trabalhos continuam. Dentre as novidades está a possibilidade de mudança do nome da Praça Santos Dummont. A gestão municipal abriu uma enquete na rede social perguntando a população se a praça deve manter o nome atual ou mudar para “Praça dos Pescadores”.
De acordo com a Prefeitura, a proposta de renomear a praça foi apresentada pela Secretaria de Turismo, que tem o objetivo de homenagear as figuras históricas da cidade, os pescadores. Além da mudança do nome, a proposta também apresenta a construção de um monumento para homenagear os três pescadores que simbolizam os três tipos de pesca, com um memorial listando os nomes dos profissionais simbólicos da cidade.
A postagem sobre a enquete gerou inúmeros comentários e dividiu opiniões.
” Como filha e nora de pescador, voto na opção 2, praça dos pescadores.”
“Acho que mudar para o 2 é justo, porém a prefeitura está fazendo tudo errado. Se elegeu como governo participativo e nem o orçamento participativo está fazendo. Além do nome poderíamos opinar também no projeto… Pq tiraram as amendoeiras? Matar árvores saudáveis que tem significado afetivo deveria ser um crime. E onde estão as pedras caríssimas do chão da praça? Cadê a transparência? Fora que Búzios tem mil prioridades antes da reforma dessa praça”, disse um internauta.
”Primeiro q tinha q ter rolado uma consulta pública antes da obra. Depois, uma concha acústica acho q vai descaracterizar a praça. É pequena para uma concha que vai ficar dia e noite na nossa paisagem dá até medo de pensar. Depois se quer mesmo mudar o nome, faça um concurso com sugestões de nomes. Participação pública dando apenas 2 opções de nomes já decididas, não é escolha real. Tanta coisa mais importante”
A Praça Santos Dummont recebeu este nome quando ainda era distrito de Cabo Frio. A revitalização atual é continuação das obras iniciadas pela gestão passada. O governo atual pretendia encerra-las para iniciar os novos projetos, mas decidiu por manter o trabalho de revitalização.
Além disso, o local já recebeu novas faixas de pedestres, as ruas do entorno, César Augusto, São Luiz e Travessa dos Pescadores, estão sendo niveladas, todas as pedras quebradas estão sendo trocadas, os canteiros estão recebendo paisagismo e no local haverá nova iluminação.
Esta já é a segunda enquete promovida pela Prefeitura. A primeira foi da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Rasa, no qual, o modelo escolhido foi com o telhado colonial. O resultado saiu durante uma live de prestação de contas no dia 25 de junho.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.