Search
Degradê com CSS

Prefeitura confirma realização de 120 testes de COVID-19 em Búzios

WhatsApp Image 2020-04-19 at 22.55.03

60 pessoas aguardam resultado e não há previsão de chegada de novos testes

Búzios terminou a semana com cinco casos confirmados de COVID-19. O primeiro, divulgado na segunda-feira (13), foi seguido de mais quatro, com distância de apenas 72h, entre eles. Na sexta-feira (17), a assessoria de comunicação da Prefeitura convidou jornalistas para uma videoconferência. Durante 40 minutos respondeu perguntas e confirmou a Prensa a realização de 120 testes em moradores, 60 deles aguardam resultado. Segundo o prefeito, é possível que tenhamos mais resultados positivos nos próximos dias.

Um dos questionamentos levantados pela Prensa foi um anúncio do laboratório Masther Lab localizado ao lado do Hospital Municipal Rodolpho Perrissé, que oferece o teste para COVID-19. O resultado sai em 4h e detecta, segundo a reportagem apurou com atendentes pelo telefone, se o paciente tem ou já teve o vírus, ao custo de R$380. 

Granado respondeu sobre o assunto que não vê problema na oferta do laboratório, já que é prática comum na região. Sobre a aquisição destes testes e disponibilização de maneira gratuita aos moradores, ainda que em forma de convênio, a justificativa é que sua equipe achou que esta não era a melhor opção, já que para confirmação é preciso estar com o vírus a pelo menos sete dias. Informação diferente da obtida pela reportagem, diretamente com o laboratório.

Não ofereceu ainda, nenhum dado concreto ou prazo para recebimento dos testes rápidos mencionados em coletiva anterior. Apenas disse que aguarda o envio dos lotes pelo governo do Estado.

Entrevistado da primeira live da Prensa de Babel, o “Prensa na Roda”, que o ocorre de segunda a sexta-feira as 19h, o médico, servidor público em Búzio e Cabo Frio,  Cláudio Agualusa, classificou como absurdo e imoral a existência de testes sendo comercializados. Segundo ele, “o ideal seria que a Prefeitura adquirisse estes testes, e realizasse testagens em massa da população”, comentou. 

A Prensa questionou ainda, a segunda flexibilização do comércio desde as primeiras medidas de combate ao coronavírus e se não parecia uma medida incoerente, diante do aumento abrupto de casos no município e se mais lojas abertas poderiam colocar mais pessoas nas ruas. 

Sobre o tema, o prefeito disse não ver problema em floriculturas ou armarinhos abertos mas sim, nas pessoas nas ruas. Segundo ele, “as pessoas estão nas ruas soltando pipa, não é esse o problema”.

O município decretou o uso obrigatório de máscaras para toda a população na sexta-feira (17). Vale lembrar que Búzios foi uma das últimas cidades a adotar medidas rígidas de proteção contra o COVID-19 e a única que não voltou atrás na flexibilização do comércio. Leia a matéria sobre o assunto com todos os detalhes.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Você conhece as Casas da Mulher Buziana? Mais de 100 vagas abertas para cursos gratuitos

Defesa Civil de Rio das Ostras emite alerta de ressaca com risco de alagamentos e ventos fortes

Cortes em camadas, franjas versáteis e estilos curtos ganham força nos cabelos das mulheres em 2025

Justiça mantém suspensão de licença para novo trecho da RJ-102 em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!