Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Prefeitura de Búzios conclui retirada de quiosques em João Fernandes e João Fernandinho

Estruturas só poderão funcionar novamente em modelo móvel, montado e desmontado diariamente, segundo determinação; Ação ocorreu após decisão judicial
Prefeitura de Búzios conclui retirada de quiosques em João Fernandes e João Fernandinho após decisão judicial / divuçlgação PMAB
Prefeitura de Búzios conclui retirada de quiosques em João Fernandes e João Fernandinho após decisão judicial / divuçlgação PMAB

A Prefeitura de Búzios concluiu, na sexta-feira (19), a retirada dos quiosques das praias de João Fernandes e João Fernandinho, em cumprimento a uma decisão da Justiça Federal. A medida afetou diretamente 13 trabalhadores que tiveram suas licenças interditadas. O processo judicial (nº 0000055-14.2007.4.02.5108/RJ) foi movido pelo Ministério Público Federal e determinou que o município não apenas removesse as estruturas irregulares, mas também recuperasse a área ambiental degradada.

Segundo a decisão, os quiosques não podem voltar a funcionar em formato fixo. Apenas modelos móveis — montados pela manhã e desmontados no fim do dia — poderão ser autorizados futuramente.

Em nota, a Procuradoria-Geral do Município informou que atua desde o início da ação para “defender os interesses coletivos e a manutenção dos trabalhadores no local, respeitando sempre a preservação do meio ambiente”. O prefeito Alexandre Martins disse ter se reunido com representantes da categoria para discutir alternativas e ressaltou que a gestão busca cumprir a ordem judicial sem abandonar a preocupação com os empregos.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda colocou o Balcão de Empregos à disposição dos trabalhadores. Já a rede de assistência social, por meio dos CRAS, se mantém aberta para atendimentos de famílias impactadas. A Câmara de Vereadores, por sua vez, publicitou reunião com representantes dos quiosqueiros e  fez contato informal com a Prefeitura sobre o caso.

Linha do tempo

  • 2019 – O Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) ajuíza ações contra a ocupação da faixa de areia por quiosques fixos, em desacordo com normas ambientais.
  • 2020–2021 – Decisões liminares determinam interdição das estruturas e proíbem novas autorizações para construções fixas.
  • 2022 – Justiça reforça a necessidade de retirada e admite apenas modelos móveis.
  • 2023 – Prefeitura abre diálogo com quiosqueiros, mas impasses continuam.
  • 2024 – Nova decisão fixa prazo de 30 dias para comerciantes retirarem o material por conta própria.
  • Setembro de 2025 – Encerrado o prazo, Prefeitura executa a remoção e libera a faixa de areia em João Fernandes e João Fernandinho.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Flamengo estreia no Carioca Feminino com goleada histórica: 18 a 0 sobre o Búzios

Prefeitura de Búzios disponibiliza mapa interativo com ruas atendidas pela rede separativa de esgoto

Maricá amplia polos de vacinação contra a Covid-19 para público a partir de 12 anos

Bloco Não Tem Água na Moringa celebra a primavera com festa gratuita nos Ossos

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]