Foi publicado nesta segunda-feira (25) na coluna Radar do jornalista Mauricio Lima e assinada por Ernesto Neves vinculada no portal online da Revista Veja que impostos municipais angariados da taxa de desembarque de turistas que descem no píer de Armação dos Búzios teriam desaparecido.
Segundo a publicação que teria acesso a um documento do Tribunal de Contas do Estado do Rio, “no ofício do TCE-RJ, não consta o recebimento de Taxa de Desembarque de Passageiros oriundos de navios de cruzeiro e escunas de 2012 a 2015.
Uma denúncia entregue ao órgão no início de fevereiro pede que seja apurado o destino da taxa nos últimos dez anos”.
O texto afirma ainda que “para descer na cidade, a quinta mais visitada do país, por via náutica cada passageiro de navio paga R$ 16”.
O Prensa de Babel entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Armação dos Búzios para saber sobre os supostos valores desaparecidos e se o órgão teria alguma nota a emitir depois que afirmações desse nível foram feitas em um portal como o da Revista Veja online.
Veja a nota completa:
“Em relação à matéria vinculada no portal online da Revista Veja no dia 25/02/2019 a Prefeitura de Búzios afirma que as informações vinculadas pela coluna Radar do jornalista Mauricio Lima e assinada por Ernesto Neves não são verdadeiras. Houve sim arrecadação nesse período e foram devidamente revertidas em benefícios para o município aplicado nas áreas de desenvolvimento social, saúde, educação, meio ambiente e cultura. A Prefeitura até o momento não foi notificada e nem teve acesso a nenhuma publicação do TCE e também não foi procurada pelos profissionais da Veja, deixando claro o caráter parcial da matéria, o que demonstra falta de compromisso com a ética jornalística, que prevê que se escutem os dois lados”.
(*) com informações da Coluna Radar.