Search
Degradê com CSS

Prefeitura de Búzios contesta denúncias e diz que supressão de vegetação ocorreu dentro da lei

Gestão afirma que loteamento tem todas as licenças ambientais; MPRJ e Alerj seguem apurações sobre possível desmatamento em área de Mata Atlântica
Imagem aérea mostra parte da área em Búzios com vegetação já suprimida, alvo de investigação do MPRJ, Alerj e Polícia Civil
Imagem aérea mostra parte da área em Búzios com vegetação já suprimida, alvo de investigação do MPRJ, Alerj e Polícia Civil

A Prefeitura de Búzios divulgou nesta quarta-feira (17) nota oficial em que nega qualquer irregularidade nas obras investigadas por supressão irregualr de vegetação nativa em terreno onde está prevista a construção de um condominio comercial e dois residenciais no trecho da RJ 102 conhecido como Estrada Búzios x Cabo Frio. O caso envolve o Loteamento GEMARCO, da empresa SPE Empreendimentos Imobiliários, alvo de fiscalização do Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ), da Assembleia Legislativa (Alerj) e da Polícia Civil.

No documento, a Secretaria Municipal de Ambiente e Urbanismo afirma que o processo de loteamento “é regular e possui toda a documentação exigida pela legislação ambiental vigente”. Entre os estudos apresentados estariam um diagnóstico ambiental com inventário florestal, relatório de impacto de vizinhança, vistoria do Inea e a licença ambiental nº 091/2025, questionada por órgãos de controle.

A gestão municipal sustenta que a autorização para supressão de vegetação foi emitida “em plena conformidade com a Lei da Mata Atlântica (Lei nº 11.428/2006) e com a legislação municipal pertinente”. A Prefeitura também informou que medidas compensatórias já teriam sido implementadas, incluindo o remanejamento de mais de 150 mudas para recuperação da área degradada.

Segundo a nota, não houve descumprimento de decisão judicial nem prática de ilícito administrativo ou ambiental por parte da secretaria responsável. A Prefeitura acrescenta que o processo foi conduzido “com respeito ao princípio da legalidade, à proteção ambiental e à transparência administrativa”, e que as placas instaladas no local indicam canais de acesso público às informações.

Apesar da posição oficial, seguem em andamento as investigações abertas pela 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Cabo Frio, pela Comissão de Meio Ambiente da Alerj e pela 127ª DP de Búzios. O MPRJ recomendou a paralisação das obras até a entrega de documentos complementares, enquanto a Polícia Civil aguarda laudo pericial para confirmar ou não a ocorrência de crime ambiental.

No centro da disputa está uma área que já havia sido alvo de embargos anteriores, quando máquinas abriram caminho para uma alça viária planejada pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-RJ) para ligar o bairro da Rasa ao eixo de Cem Braças, centro e a saída para Cabo Frio.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeitura de Búzios contesta denúncias e diz que supressão de vegetação ocorreu dentro da lei

Prefeitura de Búzios inicia obras do novo cemitério municipal com entrega prevista em até um ano

Macaé lança 1º Circuito de Cinema Independente com 13 produções locais

Shopping Park Lagos promove baile dançante de primavera em Cabo Frio

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!