Alexandre Cruz da cidade de Friburgo e Mirinho Braga de Búzios atuarão na pasta de Relações Institucionais
Os prefeitos Welberth Rezende (Cidadania), de Macaé, e José Bonifácio (PDT) de Cabo Frio, nomearam políticos atuantes e conhecidos na região para o cargo de Relações Institucionais naqueles municípios. Em Macaé, o candidato a prefeito nas eleições municipais de 2020 em Nova Friburgo, Alexandre Cruz, vai ocupar a pasta. Mirinho Braga, ex-prefeito de Búzios por três mandatos, foi nomeado para o cargo em Cabo Frio.
Nas atribuições da pasta, os políticos ficam responsáveis por articular a ponte entre o governo municipal e as instituições estaduais e federais. A secretaria Adjunta de Relações Institucionais é responsável pela captação de recursos nas esferas estaduais e federais, ou da iniciativa privada, garantindo investimentos para o município, com o objetivo de manter e aprimorar os serviços públicos prestados à população.
Em Cabo Frio, Mirinho teve a nomeação oficializada em publicação no Diário Oficial do município, no dia 22 de janeiro de 2021. De acordo com a Prefeitura, a escolha de Mirinho se deu pela experiência política do ex-prefeito, associada ao histórico de trabalho com o prefeito José Bonifácio.
A vida política de Mirinho começou em 1993, atuando no movimento estudantil. Na mesma época, filiou-se ao PDT. Foi chefe de gabinete do então prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio. Mirinho participou do processo que resultou na emancipação político-administrativa de Búzios, no ano de 1995.
A atuação no processo rendeu a ele, em 1997, a eleição como o primeiro prefeito da península, sendo reeleito em 2001. Mais tarde, em 2008, foi eleito novamente para comandar o Executivo buziano.
Em Macaé, o candidato a prefeito de Nova Friburgo, nas eleições municipais de 2020, Alexandre Cruz, é quem comandará a pasta. No cargo, Alexandre terá a função de criar um diálogo mais próximo entre o governo municipal e as instituições do estado como o Tribunal de Contas, Ministério Público e também com o Poder Legislativo estadual.
A carreira política de Alexandre Cruz teve início em 1992, quando foi candidato pela primeira vez. Cruz foi secretário de Serviços Públicos por seis vezes, em diversos governos. Em 2015, ele assumiu a secretaria de Obras de Nova Friburgo e em 2017 foi eleito presidente da Câmara Municipal pela terceira legislatura.
Cruz é o idealizador da Comissão de Direitos do Idoso e de Proteção da Família, além da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. Como secretário, ele desenvolveu o refeitório escola, que serve almoço no valor simbólico de R$ 1,00, há mais de 15 anos.
A Prensa entrou em contato com a Prefeitura de Macaé para obter mais informações sobre como será a atuação da pasta, e sobre a trajetória do gestor, mas até o momento não obtivemos retorno.