Menu

Cidades

Prefeitos de Búzios e Cabo Frio participam de encontro de gestores de saúde da Baixada Litorânea

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Gerar fortalecimento regional, garantir o pleno funcionamento das unidades de saúde e criar um consórcio intermunicipal para firmar parcerias entre as prefeituras foram os principais assuntos discutidos durante o “Acolhimento Regional dos Gestores da Baixada Litorânea”, que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 8. O evento foi realizadoem um hotel de Cabo Frio e contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Roberto Pillar, do prefeito Marquinho Mendes, do prefeito de Búzios André Granado, do secretário de Saúde do Estado, Luiz Antonio de Souza Teixeira Junior,  e da presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro (COSEMS/RJ), além do prefeito de Búzios, André Granado, e  secretários de Saúde de cidades de vizinhas.  Os prefeitos Marquinho Mendes e André Granado são ambos médicos cardiologistas.

Durante o evento, foram debatidas estratégias para vencer a crise na área da saúde, apesar dos poucos recursos das cidades da região no momento. O objetivo é buscar a integração regional por meio de consórcios. Os gestores acreditam que com as prefeituras trabalhando em conjunto, será mais fácil para criar um plano de ação eficaz que melhore a saúde nos municípios.

Para o prefeito de Búzios tornou-se crucial uma ação conjunta entre os municípios, com apoio do governo do estado.

“Hoje toda a nossa região está sofrendo com problemas comuns como CTI, Neurocirurgias, e ortopedias, por exemplo, então serão soluções regionais que atenderão a problemas regionais.”, afirmou André Granado.

O prefeito Marquinho Mendes também apoia a integração entre os municípios e a criação do consórcio. “Essa é uma forma de melhorar a saúde dos municípios. A região precisa trabalhar em unidade, fortalecendo o consórcio para que possamos enfrentar os graves problemas na saúde. Quando estamos juntos, a região é fortalecida”, ponderou o prefeito.

Segundo o secretário de estado de Saúde, Luiz Antonio de Souza Teixeira Junior, as prioridades são manter abertas as unidades de saúde, os institutos especializados e os hospitais. Explicou que o Estado do Rio de Janeiro foi o que mais perdeu usuários de plano de saúde nos últimos anos. Foram mais de 500 mil, o que aumentou a demanda na rede pública. “Nesse momento em que estamos sem recurso a união e regionalização vai ajudar a mudar a realidade dos municípios. É necessário fortalecer os consórcios. Vamos fortalecer nosso sistema de saúde básica, qualificar os médicos. É importante tomarmos decisões em conjunto. Ninguém melhora a saúde sozinho”, disse o secretário.

Ainda de acordo com o secretário todas as Unidades de Pronto Atendimento  (UPAs) da Região dos Lagos estão funcionando. Ressaltou que elas vão voltar a receber o repasse de verba a partir de março. “Isso é fruto da parceria com os prefeitos que ajudaram a conseguir recursos federais. Também vamos reassumir nosso compromisso de cumprir com o financiamento de assistência farmacêutica e de atenção básica, além de voltar com o Programa de Apoio aos Hospitais do Interior (PAHI)”.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Iate Clube de Búzios elege nova comodoria

Coletivo GRIOT promove cortejo de bloco afro no Canto do Forte, em Cabo Frio neste domingo (26)

Wine in Búzios 2024 anuncia programação do festival

Palestra em Búzios sobre paisagismo urbano e diversidade vegetal da Região dos Lagos