O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, recebeu nesta quinta-feira (15) o título de Prefeito Inovador 2025, concedido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Casimiro de Abreu, durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região dos Lagos.
O reconhecimento é fruto da implementação de uma ferramenta de integração ao eSocial, desenvolvida pela equipe da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, que permite conectar a base de dados do município diretamente à plataforma do governo federal. O sistema foi criado internamente pela equipe de Tecnologia da Informação da própria secretaria.
“Para avançarmos cada vez mais, temos que desenvolver políticas públicas voltadas para uma cidade inteligente”, afirmou o prefeito Welberth, citando ações em áreas como monitoramento de segurança, emissão de alvarás, transparência de processos, matrículas escolares, semáforos inteligentes, wifi público, controle contábil e acesso digital aos serviços municipais.
Sistema próprio para o eSocial
De acordo com o secretário de Gestão de Pessoas, Aristófanis Quirino, o sistema foi fundamental para atender às exigências do governo federal e garantir a regularização do eSocial para cerca de 17 mil servidores municipais. “O desenvolvimento da ferramenta foi resultado do esforço conjunto da equipe, com soluções pensadas a partir da realidade local”, destacou.
Avanços em tecnologia e conectividade
O secretário de Ciência e Tecnologia, Vinícius Pessanha, afirmou que o município trabalha na integração de todos os sistemas da administração pública e citou como exemplo o trabalho de expansão e manutenção do Wifi Macaé.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, o prêmio reforça o compromisso da cidade com a inovação. “Este reconhecimento é fundamental para Macaé, que está sempre valorizando soluções tecnológicas para o desenvolvimento sustentável”, afirmou.
GeoMacaé é destaque no evento
Outro destaque da participação de Macaé no fórum foi o GeoMacaé, sistema de informações geográficas (SIG) utilizado no planejamento urbano, meio ambiente, saúde e educação. O coordenador do projeto, Alfredo Luiz Pessanha Manhães, apresentou a palestra “GeoMacaé – Inteligência Geográfica apoiando a gestão pública”.
Segundo Alfredo, o sistema apoia a gestão municipal em múltiplas áreas, com dados que orientam decisões sobre planejamento territorial, habitação, mobilidade urbana, zoneamento ambiental e infraestrutura pública, contribuindo para a construção de cidades mais sustentáveis e eficientes.