Pular para o conteúdo
Search

Prefeito de Búzios Henrique Gomes anuncia demissão de comissionados

O Prefeito interino Carlos Henrique Gomes anunciou numa coletiva de imprensa hoje (15) junto ao seu Secretário Messias Carvalho, o controlador geral do município Jeferson Terra e jornalistas da região, a demissão de 364 cargos comissionados da administração de Armação dos  Búzios, realizando a convocação de 224 concursados do concurso público realizado em 2012,  atendendo à medida do Ministério Público, através da Portaria N° 238 de 11 de outubro de 2018.

Segundo o mesmo, o município se encontra com um grande inchaço nas contas públicas, atuando acima do limite permitido, 57% da Receita Corrente Líquida apurada para cobrir os gastos com Pessoal no Poder Executivo. O limite permitido se encontra em 54%. No último quadrimestre a Prefeitura almeja descer essa porcentagem até 51,30%.“Realizamos estes cortes para garantir à população os direitos constitucionais” confessa o Prefeito Henrique. Os cargos comissionados, num primeiro momento, foram zerados, podendo ser substituídos mais a frente conforme a necessidade. Os administradores demonstraram preocupação com o equilíbrio fiscal para o pagamento do décimo terceiro dos funcionários, e de olho no ano letivo de 2019 que se aproxima.

O corte dos comissionados, explica, representa o valor de 900 mil reais mensais: “Podemos cortar pela metade os custos com essa substituição, cortando também as horas extras que oneravam as folhas de pagamento. As horas extras representavam o gasto de 400 mil reais mensais” calcula o Prefeito. “Tínhamos um funcionário, por exemplo, que ganhava mensalmente 1.200 reais, e com a gratificação pela função que exercia, somado às horas extras que fazia, ganhava um total de 8 mil reais. Com a exoneração, provavelmente descobriremos, também, alguns funcionários fantasmas” admite o prefeito. O prefeito anunciou ainda o limite de realização de 40 horas extras mensais por funcionário, para evitar o aumento das despesas.

O sentimento na equipe é de recomeço, e estes garantem que os cortes não afetarão nenhum setor da população, principalmente no atendimento aos direitos básicos como saúde e educação. “Alguns cargos de chefia também foram extintos, não eram administrativamente necessários, tinham mais caráter político. Temos uma folha de pagamento no valor de 10 milhões e 300 mil mensais, sem os encargos sociais. Nenhuma cidade suporta isso. O compromisso é com a população” revela o Prefeito.

A previsão orçamentária de arrecadação para Armação dos Búzios é de aproximadamente 226 milhões. O prefeito conta que se sente obrigado a tomar essa medida, para atingir o equilíbrio e sanar as pendências financeiras no município. “É uma nova mentalidade política, e é preciso coragem para tomar decisões do tipo. Trata-se de uma primeira medida na sequência de outras atividades, na luta por uma administração mais eficiente e com menos gastos” conclui o Prefeito.

“É uma economia de 2 milhões e 300 mensais, Precisamos baixar e atender as determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal, buscando retornar à porcentagem orientada em lei e reestruturar as contas públicas. Queremos criar um superávit para atingir o equilíbrio nas contas” explicou o controlador Jefferson Teixeira.

“Queremos ser um parâmetro para a Região dos Lagos, um exemplo de administração. Estamos trabalhando para poder garantir o material escolar e uniforme aos alunos, pela primeira vez na cidade. Estamos licitando também a merenda, e reformas que ocorrerão nas escolas. Queremos também garantir o reajuste anual dos funcionários, com redução de despesas e aumento de arrecadação” revela a equipe. Visando justamente o aumento na arrecadação, a Prefeitura aposta em medidas que tornem a Secretaria de Fazenda mais ágil e menos burocrática, como a adoção recente do Alvará Eletrônico, entre outras ações que serão anunciadas em breve.

Nesta terça-feira (16), o prefeito estará em Brasília em busca de recursos federais junto ao Ministério da Integração Nacional. Henrique Gomes também se reunirá com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, visando as emendas parlamentares destinadas aos municípios.

O secretário Messias Carvalho explicou que as medidas de corte nas despesas se tratam de um processo que está em curso, reestruturando e cumprimento das metas da Lei de Responsabilidade Fiscal.  A Prefeitura busca criar medidas saneadoras, de urgência, reestruturando cargos, organizando secretarias, provocando mudanças no organograma municipal, para atingir o equilíbrio fiscal do município.

 

 

 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Procon de Rio das Ostras lança Operação Black Friday para orientar consumidores

Búzios promove semana de ações para impulsionar o empreendedorismo feminino

Amanrasa reforça ações para segurança e preservação na alta temporada em Búzios

FLIC celebra cultura e diversidade em Rio das Ostras com programação gratuita

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.