Na manhã desta quinta-feira (5) o prefeito em exercício de Cabo Frio, Aquiles Barreto, entrou em acordo com os sindicatos que representam as categorias trabalhistas dos servidores municipais. Em uma reunião na prefeitura, Aquiles, acompanhando do procurador municipal, Paulo Lage, se reuniu com sindicalistas. Ficou acordado que será paga 40% do salário de dezembro de 2016 para servidores estatutários ativos e inativos, até a próxima terça-feira (10).
Aquiles explicou o porquê pagou os 50% do 13º salário e a quinzena dos comissionados nessa semana. Disse ainda que tudo o que foi feito, teve o consentimento do próximo governo a assumir a Prefeitura e também da Justiça. Porém, os sindicalistas não aceitaram o fato de ter sido gasto com comissionados, enquanto os efetivos ainda têm dinheiro para receber do governo, referente ao pagamento em atraso.
No acordo está previsto o repasse de R$ 850 mil para o Ibasacaf, para o pagamento dos aposentados, e da destinação de R$ 1.656 milhão para o pagamento dos servidores na ativa. Aquiles destacou ainda que só pode pagar essa quantia, pois não vai zerar os cofres públicos, dificultando a governabilidade do próximo prefeito.
Segundo o presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Cabo Frio, Olney Vianna, não é o que os sindicalistas pretendiam, mas a proposta foi aceita. Diante da apresentação das contas da Prefeitura, notou-se que ainda há em caixa parte do valor proveniente da venda da folha de pagamento da Prefeitura.