por Paulo Roberto Araújo
O Peró e Ogiva voltaram a sonhar com um novo acesso, pela Estrada do Nelore. Em visita à orla do Peró neste sábado, o prefeito eleito, José Bonifácio, disse que conversou com o governador em exercício, Cláudio Castro, e que retomou a conversa sobre uma parceria com o estado para a construção da estrada, de 2,5 quilômetros, através do programa “Somando Forças”. A ligação também será uma via intermunicipal, beneficiando também os municípios de Búzios e Arraial do Cabo.
— Os engenheiros vão projetar este novo acesso, mas tenho conhecimento de que já há entendimentos com a iniciativa privada para a construção da estrada. Não é uma obra barata e por isso o município precisa da parceria do estado ou da iniciativa privada.
A abertura da Estrada do Nelore é uma antiga solicitação dos moradores do Peró e da Ogiva. As condições das vias de acesso e saída dos bairros, pela Gamboa/Jacaré, lideram as reclamações dos turistas que visitam a Costa do Peró. A nova via também servirá de ligação do Aeroporto de Cabo Frio com Búzios e desta cidade com Cabo Frio e Arraial do Cabo.
José Bonifácio visitou a orla do Peró pela quinta vez desde que começou a campanha eleitoral. A primeira visita foi em novembro do ano passado, quando participou do hasteamento da Bandeira Azul a convite dos Amigos do Peró. Novo hasteamento, para temporada de um ano, está previsto para o dia 11 de dezembro. Ele deu outra boa notícia na visita de sábado:
— Vou consultar um engenheiro especialista no assunto para projetar uma ciclofaixa ou ciclovia para ligando o Centro ao Peró. As atuais não chegam ao bairro – prometeu o prefeito eleito, que usou a bicicleta como seu principal meio de transporte na campanha eleitoral.
José Bonifácio percorreu toda a orla do Peró, que está livre do tráfego de veículos. Conversou com moradores, turistas e donos de quiosques. Ele afirmou que tem muitos projetos para o Peró, mas tem uma prioridade:
— A prioridade é consolidar a Bandeira Azul. Para isso, é preciso levar água potável e fazer a coleta de esgotos de forma técnica e eficiente dos quiosques. A Prolagos tem que resolver este problema. Ela ganhou a concessão há 20 anos e não entendo o motivo pelo qual até hoje não fez o saneamento do Peró e do bairro vizinho, o Cajueiro. É atribuição dela levar água e fazer a coleta e tratamento de esgotos – disse o prefeito eleito.
Os moradores e ambientalistas pediram a Bonifácio prioridade na conclusão do processo de desapropriação de uma casa, na Avenida dos Pescadores, próximo à Bandeira Azul, que servirá de base de operações para a Guarda Municipal e todo o pessoal que trabalha no trecho certificado. O processo já está com ordem de pagamento na Secretaria de Fazenda.
Sobre a construção dos novos quiosques (dos 17, apenas dois foram reconstruídos) José Bonifácio foi cauteloso, pois sabe que vai assumir uma prefeitura com muitos problemas financeiros:
— Esta obra é importante, mas tem custos. Vamos estudar como tornar o projeto viável. A minha proposta é construir os quiosques ao longo dos meus quatro anos de mandato, em parceria com a iniciativa privada – concluiu.