Carlos Magno se reuniu com os futuros secretários e anunciou as primeiras medidas de governo em combate ao Covid-19
Faltando três dias para o início do novo governo, o prefeito eleito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno, se reuniu com parte dos futuros secretários e a equipe de transição, nesta segunda-feira (28), para tratar de assuntos relacionados ao Programa Emergencial de Combate à Covid. A equipe analisou os dados da pandemia, o número de contaminados e óbitos na cidade, confirmados pela Secretaria de Estado de Saúde e falta de UTIs na Rede Pública.
“Nesse momento é preciso esforço de todos. Cada cidadão cabista, turista, comerciante, etc, precisa contribuir para que o atual quadro não piore ainda mais a pandemia. Temos que encarar o problema de forma consciente e responsável”, comentou Marcelo Magno.
Segundo o prefeito eleito, com o aumento do fluxo de visitantes na alta temporada do turismo, medidas como uso de máscaras, distanciamento social e uso de álcool em gel serão intensificadas por meio de campanhas informativas no primeiro momento. Mas, já se estuda a possibilidade de, caso os índices de contágio não diminuam, instituir multa, por meio de decreto, para aqueles que desobedecerem e não utilizarem corretamente as máscaras.
Todo acesso à cidade só será permitido aos turistas previamente autorizados por meio de QR Code emitido no momento da reserva junto às unidades de hospedagem e ou prestadores de serviços como passeios de barcos, buggys, quadriciclos, etc.
Com relação ao Hospital Geral de Arraial do Cabo, Marcelo Magno ressaltou que a unidade não atende a demanda atual de pacientes, e que quando o assunto é Covid, não há uma ala exclusiva para atendimento aos pacientes com suspeita de infecção. O prefeito eleito propôs a reinstalação de uma tenda ao lado do HGAC já nos primeiros dias de governo.
Já no caso da mobilidade urbana, a equipe da Secretaria de Segurança Pública intensificará a fiscalização em toda cidade a partir de 2021. Segundo o prefeito eleito, os ônibus de turismo terão que obter autorização para entrada no município, que será feita junto à Secretaria de Turismo. Outras ações para o setor serão a limitação, com fiscalização, do horário de carga e descarga conforme determina a Lei Municipal, que hoje determina entre 6h e 10h. As medidas restritivas serão reavaliadas de acordo com os indicadores epidemiológicos a cada duas semanas.