Durante o ato, os manifestantes cobravam respostas do prefeito sobre os valores recebidos para aquisição de merenda escolar
Após a manifestação feita por responsáveis pelos alunos da rede pública de São Pedro da Aldeia, o prefeito Fabio do Pastel recebeu, nesta segunda-feira (7), mães de alunos para esclarecer questões relacionadas à educação.
Durante o ato, os manifestantes cobravam respostas do prefeito sobre os valores recebidos para aquisição de merenda escolar. Em reunião, o chefe do executivo deu transparência aos dados da verba federal recebida para a merenda escolar, além de responder questionamentos.
O encontro também contou com a presença do secretário de Educação, Elias Valadão, que conversou com as representantes dos alunos. Outros representantes da secretaria também esclareceram o cálculo dos valores integrais e como é feita a divisão da verba para os alunos. O valor do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) atende aos 12.980 alunos matriculados na rede de ensino aldeense, de acordo com informações do último mapa estatístico.
O PNAE repassa ao município o total de 114 mil por mês que, dividido ao número total de estudantes, resulta em uma média de R$ 10,78 mensal. Em valores diários, seria o equivalente a 49 centavos a cada aluno por dia letivo.
Segundo informações passadas pelas pastas, a verba federal vem de forma especificada, em que ao menos 30% do valor recebido deve ser gasto com agricultura familiar. Foram apresentados extratos que comprovam que a verba federal está em conta e disponível para o retorno das aulas presenciais. Também foi ressaltado que a violação de pacotes de insumos configura ato infracional, que dificulta a divisão equitativa dos alimentos que são disponibilizados após licitação com fornecedores.
De acordo com a prefeitura, a projeção do calendário escolar aponta o mês de agosto para o retorno presencial do ano letivo. Caso o plano não se concretize, a Educação informou que irá comunicar à população sobre as decisões que forem tomadas em relação à verba do PNAE, garantindo transparência a todos aqueles que desejam o bem comum da comunidade escolar.