Fábio do Pastel será o presidente do Consórcio durante o biênio 2021-2023. O objetivo é fortalecer a gestão compartilhada do meio ambiente
O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel, foi eleito por unanimidade para presidir a nova diretoria do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ). A eleição foi realizada nesta quarta-feira (10) durante a reunião anual do Conselho de Associados, composto por representantes do poder público, empresas e organizações não-governamentais (ONGs) dos municípios da área de abrangência.
O prefeito de Silva Jardim, Fabrício Azevedo, será o vice-presidente. A nova diretoria ocupará os cargos durante o biênio 2021-2023.
O Consórcio é composto por 13 municípios, sendo eles: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Maricá, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim.
Durante a reunião, os projetos executados pela instituição em toda a Região dos Lagos e Baixada Litorânea foram apresentados. Ainda ocorreu o lançamento do Livro Revivendo Águas Claras, que retrata um importante projeto para a construção de um banco de áreas para reflorestamento na bacia hidrográfica do rio São João.
“Parto do mesmo princípio que conduz a minha gestão como prefeito: quero ajudar a desenvolver ações concretas e contribuir para a execução dos projetos. Agradeço a confiança de todos, estou honrado e confiante de que faremos um ótimo trabalho. São Pedro da Aldeia tem vários setores que dependem diretamente da nossa Lagoa de Araruama, como o turismo, o esporte e o sustento de muitas famílias que vivem da pesca. Ela será uma das nossas prioridades, sem dúvidas”, declarou o prefeito Fábio do Pastel.
Na ocasião, também foram definidos os demais membros dos órgão. Adriana Saad foi reeleita para a Secretaria Executiva. Já as instituições eleitas para o Conselho Fiscal foram a Prefeitura de Iguaba Grande, a ONG Viva Lagoa e a Prolagos.
Estiveram presentes na cerimônia o chefe do executivo de Iguaba Grande, Vantoil Martins, e o superintendente do Inea, Luciano Galdino, além dos secretários de Meio Ambiente de Cabo Frio e Búzios.
O objetivo do Consórcio é unir governos, entidades da sociedade civil e empresas para fortalecer a gestão compartilhada do meio ambiente.