Pular para o conteúdo
Search

Prefeito de Macaé e de Cabo Frio ajuizados pelo Ministério Público

 

 

A ação contra o prefeito e a Prefeitura de Macaé *(foto) também demanda a nulidade de 1.300 contratações temporárias previstas para serem realizadas no dia 02 de outubro de 2017. O MPRJ pediu ainda a suspensão imediata de qualquer contratação ou nomeação pelo Município, por no mínimo mais dois quadrimestres, até que o limite gasto com despesas de pessoal autorize a realização de concurso público ou contratação temporária, como determina o artigo 23 da Lei de Responsabilidade Fiscal.  Foto Portal Local

De acordo com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, e o ex-prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa, desrespeitaram a Lei de Responsabilidade Fiscal e gastaram muito além do  permitido para despesas com pessoal (Improbidade administrativa), inchando o quadro de prestadores de serviço das prefeituras. Os municípios também são réus na ação que foi ajuizada pelo MPRJ, por meio do Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção (GAECC/MPRJ).

O MPRJ requereu, em caráter liminar, a indisponibilidade dos bens de ambos os políticos. A ação contra o prefeito e a Prefeitura de Macaé também demanda a nulidade de 1.300 contratações temporárias previstas para serem realizadas no dia 02 de outubro de 2017. O MPRJ pediu ainda a suspensão imediata de qualquer contratação ou nomeação pelo Município, por no mínimo mais dois quadrimestres, até que o limite gasto com despesas de pessoal autorize a realização de concurso público ou contratação temporária, como determina o artigo 23 da Lei de Responsabilidade Fiscal.

A ação contra o prefeito e a Prefeitura de Macaé também demanda a nulidade de 1.300 contratações temporárias previstas para serem realizadas no dia 02 de outubro de 2017.

O MPRJ requereu também que o prefeito de Macaé e o ex-prefeito de Cabo Frio sejam condenados às penas do artigo 12, II, da Lei de Improbidade Administrativa (Lei Federal nº 8.429/92) e também ao pagamento de indenização pelos danos morais coletivos. Caso condenados, Aluízio dos Santos Júnior e Alair Corrêa podem perder os direitos políticos pelo período de três a cinco anos, além de terem que pagar multa pelo constatado.

De acordo com a promotora de Justiça Patrícia Vilella, coordenadora do GAECC/MPRJ as ações fazem parte de um trabalho coordenado que vem sendo feito dentro do Ministério Público fluminense. Segundo a promotora, a instituição está trabalhando para que o limite de gastos com pessoal seja respeitado em todos os municípios do estado. Para ela, esta é uma irregularidade cujos reflexos aparecem diretamente no orçamento das Prefeituras e é um mecanismo que permite fraudes como a contratação de pessoas sem a devida capacitação técnica e formação acadêmica para determinados cargos da gestão pública.

 

O que diz a lei 

O artigo 19 da Lei de Responsabilidade Fiscal prevê que os municípios não podem gastar com pessoal mais do que 60% de sua receita corrente líquida. Já o artigo 20 da mesma lei determina que apenas 54% da arrecadação devem ser destinados ao executivo. Os outros 6% restantes devem custear os quadros do Legislativo. Em ambos os casos, a avaliação feita em cada quadrimestre examinado apontou gastos em excesso.

 

 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.