O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, recebeu o cônsul geral da Índia, Amit Kumar Mishra. O objetivo foi formalizar uma carta de intenções para agilizar a compra, pelo município, da vacina AstraZeneca/Oxford contra a Covid-19 desenvolvida pela Índia. A ação foi possível, tendo em vista que o Superior Tribunal Federal (STF) autorizou que estados e municípios podem comprar a vacina, inclusive as fabricadas em outros países. O encontro ocorreu na última sexta-feira (26).
Durante o encontro, também foi assinado memorando estreitando as relações de Macaé com a Índia para o Pacto Tecnológico com ênfase no hub óleo, gás e energia, fomento do Programa de Startup local e ampliação do desenvolvimento econômico, de trabalho e renda no município.
Segundo o governo municipal, a reunião foi importante para alinhar o compromisso do prefeito de vacinar a população macaense. Para facilitar a aquisição das doses, Welberth também criou um consórcio de municípios da região para a compra unificada de vacinas contra a Covid-19. Ele disse que oito municípios já aderiram e a ideia é que pelo menos 12 se juntem ao projeto.
O pedido do prefeito para que o consulado agilize a chegada das doses da vacina ao município ocorre devido à grande demanda mundial que gera atraso na chegada ao país do insumo necessário para a produção local do imunizante desenvolvido pela Índia.
“O mais importante desta reunião é conseguir agilizar a compra de vacinas para a população. O município tem recursos para comprar as doses, mas, neste momento, quando o mundo inteiro está precisando da vacina, não estamos conseguindo comprar facilmente”, explicou o prefeito.
Pacto tecnológico – Sobre o pacto tecnológico, o prefeito disse que a parceria com a Índia trará ambiente favorável para a facilitação de novos investimentos de empresas que queiram operar em Macaé. “A cidade se coloca à disposição para novos negócios, para novos projetos e parcerias para o desenvolvimento”, afirmou o prefeito. A Índia é o segundo país mais populoso do mundo e uma das maiores economias do mundo investindo, principalmente, em tecnologia, energia e inovação.
“Este estreitamento de relações com a Índia permitirá o desenvolvimento de acordos voltados para o desenvolvimento local, contribuindo para ampliar as relações de negócios entre os empresários do município e os indianos. Trabalhamos para alavancar o desenvolvimento da economia, trabalho e renda em Macaé”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna, durante a reunião.
Também participaram da reunião, o secretário de Políticas Energéticas, José de Luna Júnior; e o secretário de Comunicação, Romulo Campos.
No final do encontro, o cônsul indiano presenteou o prefeito Welberth com o livro “The Best of India” e uma peça exclusiva do xale produzido por artesãs do Norte do país, e recebeu do prefeito um livro com a história de Macaé.