Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Prefeito de Macaé afirma que gás natural estabelecerá nova fase de desenvolvimento da cidade

O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, afirmou nesta quarta-feira (02) que o gás natural irá estabelecer uma nova fase de desenvolvimento econômico da cidade, por meio do cinturão formado por Macaé, São João da Barra e Itaboraí. Para ele, com a geração de energia mais barata, o Estado alcançará a reindustrialização, prevista a partir da definição do gás natural como a nova força da matriz energética nacional. Ainda de acordo com Dr. Aluízio, o gás natural substitui as perspectivas de instabilidade geradas pelo risco de mudança no sistema de partilha dos royalties e da Participação Especial, dos atuais contratos de exploração e produção de petróleo.

Atualmente, Macaé ocupa espaço de destaque dentre as três cidades que compõe a nova “tríplice da economia fluminense”. O município, para o prefeito, é capaz de não apenas viabilizr os projetos que irão promover a transformação do gás natural e energia, que alimentará o novo ciclo econômico de prosperidade, como propor até mesmo ao STF (Superior Tribunal Federal) uma definição sobre as futuras regras dos royalties, que serão definidas em votação marcada para o dia 20 de novembro. Um novo modelo de partilha dos royalties será proposto e estabelece apenas para as contratações após 2012, ano em que foram celebrados contratos.

A data-base proposta pelo prefeito de Macaé como um novo marco da partilha dos recursos distribuídos entre as cidades produtoras de petróleo, está relacionada a Lei 12.734/2012, aprovada pelo Congresso Nacional, redefinindo o percentual de partilha dos royalties e da Participação Especial.

Fruto de uma batalha traçada há quase uma década, essas compensações não devem ser a base única para o desenvolvimento da região e do Estado do Rio de Janeiro.

Essa tríplice da economia fluminense, indicada pelo prefeito, tem como pilar as atribuições definidas das cidades-chave para o novo ciclo do mercado da indústria offshore.

Em Macaé, nasce a concepção do gás como energia, através de engrenagem viabilizada pelo Terminal Cabiúnas, como fonte de alimentação para duas termelétricas em funcionamento, e mais cinco novos projetos em fase de construção e licenciamento.

Já São João da Barra representa hoje a base logística necessária para alimentar a produção do petróleo nas reservas das Bacias de Campos e de Santos. Itaboraí se consolida como a cidade capaz de transformar o óleo bruto em matéria-prima para combustível e outros derivados que serão produzidos a partir da finalização do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).
Ainda segundo o prefeito de Macaé, já se sabe os erros cometidos e quais são as decisões que precisam ser tomadas diante de cenários de pujança e de recessão. A expectativa agora é sobre como será o futuro das cidades influenciadas pelo petróleo.

Foto: Rui Porto Filho

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Yoga, imersão no gelo e café da manhã saudável marcam programação de bem-estar do Oca Community em Búzios

Novo voo São Paulo–Cabo Frio ganha força e pode transformar turismo em Búzios

Secretaria de Estado de Saúde emite alerta para risco de intoxicação por metanol no Rio de Janeiro

Maricá F.C. garante vaga na Série D 2026 após ampliação da competição pela CBF

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]