José Bonifácio falou sobre salários atrasados, campanha de vacinação e ações realizadas durante os 100 primeiros dias do governo municipal
Após cruzar os 100 dias de governo, o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, concedeu entrevista coletiva, nesta segunda-feira (12), para apresentar um balanço dos primeiros meses à frente do município e pontuar ações futuras. O encontro aconteceu na sede da Prefeitura e foi transmitido ao vivo pelas Prensa de Babel e redes oficiais do órgão.
Junto ao prefeito, compuseram a mesa os secretários de Governo, Aquiles Barreto, de Administração, Ruy França, de Mobilidade Urbana, Jefferson Buitrago, de Direitos Humanos e Segurança, Agláia Olegário e a chefe de Gabinete, Tainara Oliveira.
Vacinação
Durante o encontro, o prefeito destacou que uma de suas prioridades desde que assumiu a Prefeitura é a vacinação da população contra a Covid-19. Questionado sobre o estoque de imunizantes, Bonifácio esclareceu que não pretende utilizar as vacinas reservadas para a segunda dose da campanha como primeira aplicação. O Prefeito afirmou que deseja garantir que todos que foram vacinados com a primeira dose tenham acesso à segunda.
Ainda na pasta da Saúde, o prefeito ressaltou a entrada do município no consórcio para aquisição de 100 mil doses da vacina contra a Covid-19, as medidas municipais para combate à propagação do coronavírus e a disponibilização de leitos de enfermaria e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), por meio de um termo de cooperação entre os municípios de Cabo Frio e Maricá.
Outro assunto que foi destaque na entrevista foi a possível abertura de leitos na cidade, por meio do Hospital Unilagos, fato que foi o motivo da visita do governador, Cláudio Castro na cidade. Bonifácio respondeu que esta responsabilidade não é da Prefeitura de Cabo Frio, e sim do Governo do Estado, que foi o órgão que arrendou a unidade.
Os 100 dias de governo foram completados no último sábado (10). Entre os feitos pontuados pelo prefeito, estão a revitalização e a reativação da Fazenda Campos Novos, no segundo distrito, a reabertura do Parque de Exposições de Tamoios e a desapropriação da área que passará a abrigar a nova sede do Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado.
Salários atrasados
Durante o encontro, Bonifácio foi questionado sobre os salários atrasados dos servidores. Em resposta, ele afirmou que, com exceção da Saúde, os funcionários municipais ainda não receberam pagamento de dezembro e parte do 13º salário. O prefeito comunicou que a cidade não fará licitações enquanto não quitar os salários.
Ações futuras
Sobre o futuro, o prefeito explicou que o fechamento total da cidade não é uma opção e que irá trabalhar com medidas de controle para que um lockdown não seja necessário.
Bonifácio também citou um projeto em andamento para a implantação de uma moeda social na cidade, de nome “Itajuru”.
A entrevista na íntegra pode ser acompanhada pelas redes da Prefeitura ou pelo link da Prensa.