Ouça agora
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), nomeou o advogado e jornalista Hamber Carvalho como novo secretário da Pessoa com Deficiência (PCD). Pioneiro na luta pelo uso de cannabis medicinal no tratamento de autismo e outras síndromes, Hamber substitui o vereador Aurélio Barros (SDD) na pasta, criada durante o primeiro mandato de Alexandre.
Carvalho, que anteriormente esteve à frente da Clínica Beija-Flor — referência no atendimento gratuito de crianças e adolescentes com síndromes como autismo e epilepsia —, assume o cargo com o compromisso de dar continuidade ao trabalho realizado. “Não trabalho remoendo pequenos problemas”, disse, citando Cazuza. “Como servidor público, não rasgo papel. O que foi construído, precisa ser adaptado e transformado em política pública.”
Para o novo secretário, a experiência de gerir a Clínica Beija-Flor, uma das primeiras do país a utilizar cannabis no tratamento de crianças com síndromes, reforça a necessidade de planejar além do presente. “Começamos com crianças de 4 a 5 anos. Daqui a cinco ou seis anos, elas serão jovens que precisarão de oportunidades no mercado de trabalho. Precisamos de políticas públicas que garantam autonomia e subsistência para essas famílias”, afirmou.
Hamber reforça que a maioria dos pais sobrevive hoje com benefícios sociais, dedicando-se integralmente ao cuidado dos filhos. “Quero que essas crianças cresçam em uma cidade que realmente esteja comprometida com elas. Essa visão eu nunca perdi. Nasci no morro, estudei muito, trabalhei duro, passei por dificuldades antes de me tornar advogado e jornalista. Sei exatamente de onde essas famílias vêm e o que enfrentam.”
A nomeação reflete a intenção do governo de fortalecer políticas voltadas à inclusão e ampliar o alcance das ações já iniciadas. O desafio, segundo Carvalho, é construir um caminho sólido para o futuro dessas crianças e jovens, consolidando Búzios como uma cidade referência na inclusão e desenvolvimento da população PCD.