O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (Republicanos), em entrevista disponível no Instagram da Prensa, anunciou sua determinação em manter o contato institucional com o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael Aguiar (PL), e o vice-prefeito Miguel Pereira (PL), “em prol do progresso da cidade”.
Rafael Aguiar, filho do vice-prefeito Miguel Pereira, assumiu interinamente durante o afastamento de Alexandre Martins e chegou a concorrer para prefeito em campanha para a eleição suplementar, com apoio de seu pai, que terminou não acontecendo. Martins, que, assim como também Pereira, era acusado de compra de votos, foi inocentado em julgamento no TSE por 4 votos a 3, retomando o cargo de prefeito com direitos políticos intactos, o que o habilita para possível participação nas eleições de outubro.
Embora a declaração do prefeito tenha enfatizado a importância do diálogo e da colaboração entre os poderes municipais para garantir o desenvolvimento da cidade, não indicou uma aproximação política. Durante o período de afastamento, tanto pai quanto filho fizeram escolhas políticas distintas, o que acrescenta um elemento de complexidade ao cenário político local, à medida que se aproximam as eleições futuras.