O tema da reunião é ações de saneamento para o município
Nesta segunda-feira (27) haverá uma reunião na secretaria estadual de meio ambiente, entre o secretário André Correa, a Deputada estadual Cidinha Campos (PDT), prefeito de Búzios André Granado (PMDB) e o presidente da Prolagos – concessionária responsável pelo tratamento do esgoto na cidade, Carlos Roma, sobre as ações de saneamento a serem realizadas em Búzios.
O saneamento está entre as pautas mais presentes na sociedade de Búzios e tem sido tema de diversas discussões entre o Poder Público, a Prolagos e a sociedade civil. O principal fator mais discutido e que tem gerado insatisfação na população é a atual situação do chamado Canal da Marina.
Recentemente a Prolagos terminou as obras da rede separadora de Geribá que beneficiará diretamente a Lagoa de Geribá, que não receberia mais nenhum despejo de esgoto, e consequentemente a praia de Manguinhos. Falta agora que os moradores do entorno liguem suas saídas de esgoto diretamente na rede separadora. A concessionária informa que não há custo para o usuário.
Também está em andamento as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Búzios que, de acordo com a concessionária, aumentando a capacidade de tratamento de 130 litros de esgoto por segundo para 200 litros por segundo. Com a ampliação, além de aumentar a capacidade, o processo do tratamento passa para o nível terciário (remoção de nitrogênio e fósforo) com desinfecção por ultravioleta (UV), uma antiga reivindicação dos moradores de Búzios. Serão implantados ainda dois decantadores. O investimento é de R$ 13 milhões.
“As obras de ampliação da ETE Búzios, que beneficiarão toda a população do município, atendem à meta de universalização da captação e tratamento do esgoto previsto no plano de investimentos para a Região dos Lagos e, consequentemente, trarão cada vez mais melhorias nos serviços prestados para a população.” disse Carlos Roma Jr., presidente da Prolagos.
O esgoto uma pauta urgente
Na última semana ( dia 11) um vídeo que circulou pelas redes sociais mostrava um tubo pertencente a um empreendimento despejando esgoto na Praia Baía Formosa vindo de uma dragagem no alagado próximo ao Canal da Marina. A Prefeitura de Búzios, por intermédio do Secretario de Meio Ambiente, Cassio Heleno Cunha de Oliveira, esclareceu que a dragagem do Canal foi suspensa. O secretário informou que, embora o empreendimento seja licenciado pelo Inea, o Município tem a obrigação de exercer a fiscalização e de aplicar a devida punição por danos ambientais causados. Ainda de acordo com o secretário, as obras de drenagem, tão logo foram questionadas por moradores e comerciantes daquela área, receberam atenção especial da prefeitura municipal, que, através da Secretaria de Meio Ambiente, esteve presente no local.
Os responsáveis foram intimados a apresentar à Secretaria toda documentação necessária ao prosseguimento do serviço. No entanto, no dia 20 a moradores afirmaram novamente nas redes sociais que a dragagem teria voltado a acontecer. A Prolagos fez questão de ressaltar que o tubo não faz parte do sistema da concessionária, e que medidas punitivas e de fiscalização cabem ao governo municipal e órgãos ambientais.
https://prensadebabel.com.br/index.php/2017/03/25/entrevista-com-carlos-roma-presidente-da-prolagos/