Em breve, o município de Armação dos Búzios pode dar destinação ao lixo produzido por seus próprios habitantes e turistas. Pelo menos, essa é a intenção, colocada como prioridade, pelo prefeito Alexandre Martins (Republicanos) que anunciou, em primeira mão para a Prensa, que será aberta licitação para uma Usina de Reciclagem, de modo a dar o tratamento adequado aos resíduos sólidos do município.
Atualmente, o lixo buziano é enviado para a Usina de Dois Arcos, em São Pedro da Aldeia. A alegação para a mudança, segundo o chefe do executivo, é o alto custo da operação para os cofres locais. Por outro lado, o adequado tratamento dos resíduos pode garantir ao município uma maior arrecadação de ICMS Verde.
“São duas coisas que eu estou muito focado, que é o saneamento da cidade e a Usina de Reciclagem, que eu devo licitar em breve, já está em agendamento. Preciso tratar o meu lixo dentro da cidade. Pago muito caro pelo descarte. Gasto em torno de R$3 milhões a R$3,5 milhões por ano, só o descarte. Então eu preciso reverter essa situação, porque eu arrecado mais de ICMS Verde, e a gente tem espaço pra isso”, declarou Alexandre.
Ainda dentro da política ambiental de tratamento dos resíduos sólidos, o prefeito disse que está próximo de implantar a Coleta Seletiva no município, a princípio com a separação do lixo seco e do lixo orgânico. Ele explica que serão instalados contentores verdes para o acondicionamento do lixo seco, e o azuis, para o resíduo orgânico.
O prefeito buziano se mostrou interessado no sistema de coleta de lixo no município português de Cascais, onde esteve recentemente em uma feira de Turismo para divulgar o balneário. A ideia é reproduzir o modelo futuramente.
“Fui ver como deu certo a coleta de lixo em Cascais. O processo seletivo de coleta, a coleta inteligente, que é a caçamba com sensor. Então, o caminhão não fica rodando pela cidade, ele já naquele ponto de coleta onde ele diz que a caçamba já está cheia. Isso é futuro, inovação, e eu quero chegar a alcançar essa inovação para a cidade”, explicou Alexandre.