Search
Degradê com CSS

Precisamos cuidar de todos; Crônica da Luiza Barbosa

Foto: Reprodução/Luiza Barbosa
Foto: Reprodução/Luiza Barbosa

Luiza Barbosa

Foto: Reprodução/Luiza Barbosa
Foto: Reprodução/Luiza Barbosa

Num pequeno povoado das Asturias, chamado San Martín del Mar, conheci a família de um amigo muito querido. Bebemos sidra regional, comemos fayuela, queijo e alimentamos as galinhas com pão. Tudo precioso – comida, bebida, companhia – mas Dona Alicia estava triste e queixava-se da falta dos vizinhos, que tinham saído do povoado para “ganharem a vida”.

Da sidra, de um produtor médio local, que não se comparava com a de antigamente, elaborado pelo amigo ao lado. E do leite com que fizera as fayuelas. Era ralo, sem consistência. Muito diferente do leite asturiano produzido ali no quintal de casa. Agora, dizia seu filho “uma vaca tinha mais documentos do que uma pessoa” e decifrar toda essa burocracia fazia dos grandes produtores ainda “mais grandes” e dos pequenos, “mais pequenos”. Até sucumbirem, ou migrarem.

Cuidar de tudo – da qualidade dos alimentos, da não contaminação dos produtos, do campo – e de todos – gente, de carne, mente e osso – é mesmo urgente.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios registra mais de 60mm de chuva durante a madrugada e segue em alerta neste domingo (6)

Niterói Convention & Visitors Bureau elege nova diretoria até 2027

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes e ventos em Búzios a partir desta sexta (4)

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!