A Prefeitura de Arraial do Cabo, através da Secretaria de Turismo e Eventos, vem trabalhando para impulsionar o nome do município dentro do turismo nacional e internacional de forma consciente e sustentável, a fim de alavancar a economia e o desenvolvimento local. Na semana passada, a Sectur participou de um Workshop realizado pelo Booking, direcionado ao mercado turístico e de tecnologias da informação. Alguns gráficos apresentados, confirmam Arraial do Cabo como um dos destinos mais procurados do estado do Rio de Janeiro e está entre as 25 melhores praias do mundo, de acordo com o Trip Advisor. As Prainhas do Pontal do Atalaia aparece em 12º lugar do Ranking (https://www.tripadvisor.com.
Em quatro anos, o interesse por Arraial do Cabo nas pesquisas via internet aumentaram de 7 para 82 pontos, de acordo com a ferramenta Google Trends, o que comprova que o crescimento da procura por Arraial como destino turístico se dá, principalmente, pelas plataformas digitais e redes como Facebook e Instagram. Pontuando isso, a Sectur trabalha com parcerias para atrair influenciadores digitais, sediando e organizando eventos como o Instagram Brasil. Outra questão destacada pelo Secretário de Turismo e Eventos, Olavo Carvalho, é a aproximação do poder público com o trade turístico para atender as demandas e promover o desenvolvimento do setor.