Desde sexta-feira (26), um efetivo de 190 agentes atua nas ruas para garantir o cumprimento das determinações. Praias e orlas ficaram vazias
Com as medidas estabelecidas para diminuir a disseminação da Covid-19, a população de Maricá parece que entendeu a causa. O governo municipal registrou as praias da cidade vazias neste fim de semana, mesmo com dias de sol e forte calor.
Os locais que costumam ter grande procura de moradores e visitantes na cidade, como praias as orlas, ficaram vazios. As barreiras sanitárias e bloqueios nos acessos também impediram a chegada de visitantes.
Na Barra de Maricá, quase todas as ruas tiveram grandes manilhas instaladas nas esquinas com a Avenida Maysa, enquanto as orlas do Boqueirão e Zé Garoto, que fica ao lado, foram fechadas com grades por equipes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil. Perto dali, agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária conferiam comprovantes de residência de motoristas que passavam pela barreira montada na rotatória de Zacarias.
Ao longo da orla desde a Barra até Ponta Negra, não havia procura de banhistas e também não se viu o costumeiro movimento de veículos, mesmo cenário observado também nas areias de Itaipuaçu. As águas do canal de Ponta Negra também ficaram vazias. Nas orlas de Guaratiba, Itapeba e Araçatiba, os brinquedos e aparelhos de ginástica receberam fitas de isolamento para impedir a utilização, assim como as mesas de ping-pong.
Equipes da secretaria de Proteção e Defesa Civil do município, percorreram a orla do Recanto até Jaconé abordando as poucas pessoas que insistiram em descumprir o Decreto Municipal. Elas foram orientadas pelos agentes e deixaram o local.
Bandeira Laranja
Desde a última sexta-feira (26), um efetivo de aproximadamente 190 agentes atua nas ruas para garantir o cumprimento das determinações do decreto anunciado pelo prefeito Fabiano Horta, que pôs a cidade na Bandeira Laranja de prevenção à Covid-19. Oito barreiras sanitárias foram instaladas em Ponta Negra (próximo ao acesso a Jaconé), Bambuí (na Avenida Antônio Callado), Serra do Lagarto, Ubatiba (junto ao módulo de segurança), Barra de Maricá (rotatória de Zacarias) e em três pontos de Itaipuaçu (rotatória da Avenida Gilberto Carvalho, Estrada dos Cajueiros e Recanto).
No Espraiado e na praia da Sacristia (também em Ponta Negra) não há essas barreiras, mas o acesso de frequentadores mesmo a pé não será permitido. As tendas com os agentes retornam nesta quinta-feira (1), em razão do feriado da Semana Santa.
Nestes períodos, o acesso só será permitido se for comprovada a residência no município. A secretaria de Ordem Pública e Gabinete Institucional de Maricá (Seop) recomenda que mesmo os moradores que não pretendem sair da cidade levem consigo algum comprovante, ainda que os deslocamentos sejam curtos.