Search
Degradê com CSS

Praias de Cabo Frio e Búzios ‘invadidas’ por plantas

mq2
Praia da Rasa, na Maria Joaquina-Cabo Frio/ Vídeo de Vidal Muchacho (Bicho Doido)

A vegetação, que desde a última quarta-feira (18) atingiram praias da Região dos Lagos, em especial Cabo Frio e Búzios, continua chegando nas praias do Forte, Peró, Conchas e Tamoios nesta quinta-feira (19).

A Prefeitura de Cabo Frio informa que equipes da Comsercaf trabalham em dois turnos para fazer a retirada do material e que na última quarta-feira foram recolhidas cerca 80 toneladas.

A vegetação também atinge a Praia da Rasa, que fica no bairro Maria Joaquina, em Cabo Frio, mas, de acordo com a Prefeitura, por causa da maré alta, ainda não foi possível iniciar a coleta.

Algumas praias de Búzios também estão sendo atingidas. Imagens feitas por moradores mostram a Praia do Canto e Manguinhos com grande quantidade dessa vegetação.

(edit 12h30 19/12) A Prefeitura de Búzios informou que os Serviços Públicos da cidade estão atuando com força máxima para limpar as praias que foram atingidas e assegurar a manutenção da balneabilidade.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Búzios, uma ação intensificada nas praias da Brava, João Fernandes, Canto, Manguinhos e Rasa, já estão acontecendo desde segunda-feira (16/12).

“Diante das expectativas até a solução completa do problema a cidade de Búzios continua em alerta e agindo com celeridade para que as praias recuperem sua beleza habitual. “, afirmação em nota.

Praia do Canto em Búzios/ reprodução

O Prensa consultou biólogos que acreditam que possivelmente as plantas estão sendo trazidas pelas correntes provocadas pelo Rio São João, que tem sua foz na praia do Pontal, em Tamoios, 2º distrito de Cabo Frio.

O fenômeno acontece devido a chuvas fortes que caem sob a bacia deste rio nessa época do ano.

(Edit 18h28 19/12) informação oficial do Ministério Público Federal aponta que Devido às fortes chuvas das últimas semanas, uma represa da Região Norte Fluminense teve um volume muito elevado de águas, causando transbordamento. Há suspeitas de abertura criminosa dessa barragem natural. Junto com a água essas plantas foram jogadas nos rios, e trazidas através das marés para as praias do litoral norte fluminense, inclusive algumas praias de Búzios.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Cabo Frio recebe a exposição “Vivências” de Luzia Nametala

Búzios recebe 4ª edição do Fórum de Desenvolvimento Econômico da Região dos Lagos

Fim de semana tem apreensões de drogas, moto e drone em Búzios, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia

Rio de Janeiro amplia presença na Ásia e vai receber influenciadores chineses em setembro

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!