Praias da Região dos Lagos atingem 100% de balneabilidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

No fim do mês de setembro, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) soltou o relatório mensal e aponta que todas as praias dos municípios da área de concessão da Prolagos (Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia) estão totalmente próprias para banho.

De acordo com os dados atuais, a região foi a que mais avançou no estado do Rio de Janeiro na questão de balneabilidade das praias. Segundo o Inea, as cidades de Búzios, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo e Iguaba Grande são as que têm todas as praias aptas para receber banhistas. O levantamento aponta também as águas da Lagoa de Araruama.

O Instituto informou que apesar dos dados positivos, a região ainda tem locais que não são apropriados para o banho. Em Cabo Frio, o trecho inapropriado para o banho é o do Canal do Itajuru no Bairro Passagem. Em Saquarema, todos são indicadas para banho. Já em Araruama, de acordo com o Inea, todos os locais estão apropriados.

O órgão disse ainda que monitora semanalmente a qualidade da água e a quantidade de bactérias presentes nela. Atualmente, 72% do esgoto é tratado em Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Búzios e Arraial do Cabo.

Em Araruama, o abastecimento é de responsabilidade da empresa Águas de Juturnaíba e a concessionária informou que uma estação de saneamento tem previsão para entrar em operação no final do ano. Alguns banhistas em Araruama reclamam que as praias não possuem placas de identificação sobre o estado da água e, por isso, fica difícil de saber se podem ou não tomar banho no local.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email