Local recebeu o título pelo terceiro ano consecutivo. O selo internacional Bandeira Azul é um rótulo ecológico de sustentabilidade
A certificação ambiental que qualifica a Praia do Peró, em Cabo Frio, a fazer parte do programa do selo Bandeira Azul foi renovada. A decisão do júri internacional foi divulgada nesta segunda-feira (19) e garante que o local seja conhecido como referência de preservação pelo terceiro ano consecutivo.
O programa é um rótulo ecológico de sustentabilidade e representa o reconhecimento pelos esforços e atividades que vêm sendo realizados pela equipe gestora em prol da conservação e recuperação dos ambientes naturais. O diferencial desta renovação é que é válida por 12 meses, e não quatro como das outras vezes.
De acordo com a prefeitura, o júri nacional já havia aprovado a decisão em julho, mas a coordenação do programa aguardava o resultado do júri internacional. A temporada começa no dia 16 de novembro, após o período eleitoral.
No Estado do Rio, apenas duas praias conquistaram a manutenção do selo, Peró, em Cabo Frio, e Prainha, na capital, e uma terá a primeira temporada, Praia da Reserva, também na capital.
Para o secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira, o certificado de sustentabilidade eleva a visibilidade do município e do Estado. “Esse selo ambiental para Cabo Frio e para o Estado do Rio é fantástico porque ajuda fomentar o turismo. Temos muito orgulho dessa conquista, e essa qualificação mostra que fizemos o dever de casa ao cumprirmos todos os itens da solicitados”, diz o secretário. Ao todo, 34 critérios foram avaliados, desde a qualidade da água até mobilidade e acessibilidade.
A coordenadora do Programa Bandeira Azul, Paloma Arias, celebrou a notícia e destacou que o próximo passo é planejar a cerimônia de hasteamento da bandeira. “Vamos começar a preparar tudo e escolher a data, que tem que ser entre 16 de novembro e 15 de dezembro, respeitando as regras do decreto municipal de combate ao novo coronavírus”, conclui Paloma.