Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Praia do Peró em Cabo Frio ganha estação de monitoramento fotográfico

Praia do Peró. Imagem: Rodrigo Bittencourt
Praia do Peró. Imagem: Rodrigo Bittencourt

Estação de monitoramento irá permitir o compartilhamento das fotos para pesquisadores

Com a participação de moradores, veranistas e turistas, a Praia do Peró, em Cabo Frio, recebeu um sistema de monitoramento coletivo para fotografias tiradas do local. O local irá contar com uma estação CoastSnap, instalada no Morro do Vigia, um dos pontos mais famosos da cidade, ao lado da praia.

O projeto consiste na produção de fotografias feitas por qualquer pessoa interessada a partir de uma câmera de smartphone, que serão repassadas para pesquisadores por meio de mídias digitais (crowd-sourced fotos). A nova estação é resultado de uma parceria do projeto Bandeira Azul do Peró com a UFRJ e a Universidade de Sidney, na Austrália.

O Peró é a única praia do interior do Rio de Janeiro que possui o selo Bandeira Azul. O primeiro projeto CoastSnap do mundo foi instalado na praia de Narrabeen, em New South Wales, sudeste da Austrália. Nos primeiros seis meses, 220 imagens foram enviadas, numa média de uma foto por dia, a demanda pode então impulsionar o turismo na cidade de Cabo Frio.

Estações semelhantes estão espalhadas pelo mundo, em países como a Espanha, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos.

“Junto à placa há um suporte rústico para smartphones de variados tamanhos e com ângulo fixo. Na placa informativa há explicação sobre os objetivos da pesquisa e como o fotógrafo amador ou profissional deve proceder para enviar as fotos para os pesquisadores” explica Paloma Arias, coordenadora do Projeto Bandeira Azul/Peró.

As fotografias ajudam a acompanhar os processos de variação da linha de costa e os processos de erosão, além do uso e ocupação da costa.

“O CoastSnap é um monitoramento coletivo através de uma caixinha ou suporte simples para smartphone em direção da cena a ser analisada. Os banhistas podem compartilhar a imagem do local para os cientistas monitores da área. Em geral, os suportes ficam em local de fácil acesso e com ângulo capaz de levantar elementos a serem analisados”, explicou o fotógrafo profissional Bruno Bou.

A Praia do Peró também conta, no mesmo trecho monitorado pelo CoastSnape (entre a Bandeira Azul e a Cabana do Pescador), com monitoramento de imagem ao vivo, 24 horas por dia, através de uma câmera instalada no Hotel Paradiso Peró.

As imagens podem ser acessadas gratuitamente pelo endereço https://climaaovivo.com.br/rj/cabofrio/cabo-frio-paradiso-pero-praia-hotel.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Cervejaria Búzios conquista ouro e projeta a cidade no topo da cerveja artesanal do Rio

Paes lidera todos os cenários e desponta como favorito ao governo do RJ em 2026

Rodrigo Bacellar é preso pela PF por suspeita de vazamento em operação contra facção no RJ

Temporal alaga bairros de Búzios e escancara impacto do lixo nos bueiros

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]