A Praia da Azeda, em Búzios, recebeu nesta quarta-feira (14) a cerimônia de hasteamento da Bandeira Azul para a temporada 2023/2024. A ocasião contou com a presença do prefeito, Alexandre Martins, secretários municipais e vereadores.
Pela primeira vez, a Praia da Azeda recebeu a certificação internacional Bandeira Azul, um reconhecimento à sua beleza natural e à qualidade de suas águas. Este título é concedido pelo Júri Internacional do Programa Bandeira Azul, que aprovou as praias do Forno e Azeda/Azedinha em 27 de setembro de 2023, após o cumprimento de 34 critérios específicos exigidos pelo programa.
Com essa conquista, Búzios se destaca como a primeira cidade na Região dos Lagos a ostentar duas praias certificadas pelo programa para a temporada 2023/2024. No Estado do Rio de Janeiro, essa distinção é compartilhada apenas com a capital, Rio de Janeiro.
A renovação do selo para a Praia do Forno e a inscrição da Praia da Azeda/Azedinha foram efetuadas este ano, evidenciando o compromisso de Búzios com a preservação ambiental e a excelência na qualidade de suas praias. O selo de qualidade ambiental Bandeira Azul precisa ser revalidado anualmente para que a bandeira continue hasteada.
O selo Bandeira Azul é um reconhecimento internacional concedido a praias e marinas que atendem aos mais rigorosos padrões de qualidade ambiental, segurança, educação e gestão. Essa certificação não apenas destaca a qualidade das praias e marinas, mas também promove o turismo sustentável, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente.
O Júri Internacional do Programa Bandeira Azul deste ano contou com a participação de organizações internacionais incluindo a FEE – Foundation for Environmental Education, IUCN – International Union for Conservation of Nature, UNESCO – United Nations Educational Scientific and Cultural Organization, entre outras. Esse júri internacional é responsável por avaliar e conceder a certificação Bandeira Azul a praias e marinas ao redor do mundo, destacando aquelas que se destacam na promoção da qualidade ambiental e do turismo sustentável.