Search

Praia da Azeda e Azedinha é a segunda cotada para ‘Bandeira Azul’ 2023/2024

A primeira coleta de uma série de amostras, que devem ser realizadas para análise da qualidade da água do mar, já foi realizada.
Vista aérea da Praia da Azeda e Azedinha |  Crédito: Matheus Coutinho
Vista aérea da Praia da Azeda e Azedinha | Crédito: Matheus Coutinho

A Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Urbanismo de Búzios pretende conquistar a maior premiação internacional direcionada à gestão de praias, marinas e embarcações de turismo, a tão disputada ‘Bandeira Azul’ na temporada de 2023/2024. A Praia do Forno foi a primeira do balneário a ser indicada para a temporada 2022/2023, na qual o processo está em andamento. Agora é a vez da Praia da Azeda e Azedinha entrar na rota de certificação.

A primeira coleta de uma série de amostras, que devem ser realizadas para análise da qualidade da água do mar e firmar a candidatura da Praia da Azeda e Azedinha na premiação, foi realizada na sexta-feira (25). O prazo para apresentação completa dos laudos é maio de 2023.

Primeira praia cotada é a do Forno

No mês de junho deste ano, o júri nacional do Programa Bandeira Azul aprovou a candidatura da Praia do Forno, também em Búzios, e se reúne em setembro, na Dinamarca, para a escolha dos contemplados. O resultado final, como já divulgado pela Prensa, será publicado em outubro e a cerimônia de entrega das bandeiras acontece em novembro, no início da temporada de verão no hemisfério sul.

Bandeira Azul

O principal objetivo do Programa Bandeira Azul é conscientizar a sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em gestão, qualidade, proteção e educação ambiental.

Entre os critérios para garantir o sele estão: qualidade físico-química e biológica da água do mar, requisitos de acessibilidade, levantamento de áreas sensíveis ambientalmente, análise do pertencimento a Unidades de Conservação, planejamento de gestão de tráfego, código de postura na praia, plano de emergência ambiental e ações de educação ambiental, entre outros.

15º Workshop Anual do Programa Bandeira

O evento aconteceu em maio de forma presencial no auditório da Universidade Veiga de Almeida (UVA), campus Cabo Frio, e online com transmissão pelo youtube. Uma visita técnica foi realizada na Praia do Peró, que há quatro anos mantém o selo ecológico. O encontro auxiliou através de mesas redondas a preparação da documentação.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Licenças de ambulantes na Praia da Azeda são suspensas após briga por espaço

Falta de plano da Enel para verão preocupa Petrópolis diante de histórico de apagões

Búzios recebe Programa Empoderadas com suporte jurídico e psicológico para mMulheres

Macaé Avança como futuro Hub Energético do Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Rolar para cima