A Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Urbanismo de Búzios pretende conquistar a maior premiação internacional direcionada à gestão de praias, marinas e embarcações de turismo, a tão disputada ‘Bandeira Azul’ na temporada de 2023/2024. A Praia do Forno foi a primeira do balneário a ser indicada para a temporada 2022/2023, na qual o processo está em andamento. Agora é a vez da Praia da Azeda e Azedinha entrar na rota de certificação.
A primeira coleta de uma série de amostras, que devem ser realizadas para análise da qualidade da água do mar e firmar a candidatura da Praia da Azeda e Azedinha na premiação, foi realizada na sexta-feira (25). O prazo para apresentação completa dos laudos é maio de 2023.
Primeira praia cotada é a do Forno
No mês de junho deste ano, o júri nacional do Programa Bandeira Azul aprovou a candidatura da Praia do Forno, também em Búzios, e se reúne em setembro, na Dinamarca, para a escolha dos contemplados. O resultado final, como já divulgado pela Prensa, será publicado em outubro e a cerimônia de entrega das bandeiras acontece em novembro, no início da temporada de verão no hemisfério sul.
Bandeira Azul
O principal objetivo do Programa Bandeira Azul é conscientizar a sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em gestão, qualidade, proteção e educação ambiental.
Entre os critérios para garantir o sele estão: qualidade físico-química e biológica da água do mar, requisitos de acessibilidade, levantamento de áreas sensíveis ambientalmente, análise do pertencimento a Unidades de Conservação, planejamento de gestão de tráfego, código de postura na praia, plano de emergência ambiental e ações de educação ambiental, entre outros.
15º Workshop Anual do Programa Bandeira
O evento aconteceu em maio de forma presencial no auditório da Universidade Veiga de Almeida (UVA), campus Cabo Frio, e online com transmissão pelo youtube. Uma visita técnica foi realizada na Praia do Peró, que há quatro anos mantém o selo ecológico. O encontro auxiliou através de mesas redondas a preparação da documentação.