A alta temporada está no seu ápice e os turistas circulam pelos principais pontos turísticos de Rio das Ostras. Mas, a conhecida “Praça da Baleia” não está em boas condições. Na última terça-feira (2) todas as luzes do monumento mais conhecido do município estavam apagadas.
A Praça da Baleia é um pontos visitados na cidade também por conta da Orla de Costazul e do centro comercial Tocolândia. A área abriga a escultura metálica de uma Baleia Jubarte de mais de 20 metros. A obra pertence ao artista plástico Roberto Sá, sendo a maior homenagem a um mamífero marinho no mundo.
Porém, na noite de terça-feira as inúmeras famílias que resolveram visitar o local para tirar fotos enfrentaram um problema. Grande parte da iluminação do monumento está apagada, deixando a escultura no escuro e prejudicando as pessoas que queriam apreciar o local. Apenas os postes que iluminavam a praça estavam acessos, dificultando a visibilidade da escultura.
O turista de Minas Gerais, Cláudio Vasconcelos estava tirando fotos dos filhos junto a escultura da baleia jubarte, porém estava com dificuldades em fotografar a estátua por conta da escuridão.
“Quase não dá pra ver os detalhes da escultura ao vivo. Na foto fica só um borrão preto. O local poderia ser melhor cuidado. Parece que está abandonado. Vim andando pela orla e se não fosse pelo número de pessoas transitando diria que está bem abandonada. A maioria das coisas está meio destruída. O piso, os quiosques, as praças. O local é lindo, mas falta cuidado’, comentou o visitante.
No site de viagens Trip Advisor.com o local também não tem muitas avaliações positivas. Uma turista de São Paulo, avaliou a localidade no dia 1º de janeiro e comentou que “Acho que a fama é maior que a atração em si. A escultura é bacana, mas a praça poderia estar melhor cuidada.”
Em novembro também houve alguns comentários sobre a falta de estrutura do local. Um visitante também relatou: “Mirante vista bonita, porém abandonado. A vista é muito bonita, mas falta uma estrutura turística, alguns restaurantes fechados de dia. Água da praia mega gelada. Assim, um lugar q não voltaria mais. Por falta de estrutura”.