Uma ação de fiscalização do Procon na cidade de Armação dos Búzios multou algumas pousadas e estabelecimentos nos bairros de Ferradura, Ferradurinha, Manguinhos, Centro, João Fernandes e condomínios em Geribá. Os locais estariam funcionando de forma irregular, descumprindo os decretos municipais que suspenderam as atividades do ramo hoteleiro e turístico devido a pandemia do novo coronavírus.
A operação foi realizada no dia 31 e julho, em conjunto com a Coordenadoria de Posturas do município. De acordo com o Procon, as fiscalizações ocorreram nos últimos dias atendendo a denúncias recebidas pela unidade e demais órgãos.
O Procon ainda afirma que ter encontrado casos em que turistas foram impedidos de entrar na barreira sanitária da cidade, mas alegavam ter reserva nas pousadas, que haviam sido realizadas no dia anterior ou em dias anteriores. A equipe de fiscalização foi ao local constatou as reservas, porém o estabelecimento estaria em obra ou sem funcionários. Neste caso, o Procon busca mediar a restituição dos valores ao consumidor.
O nome das pousadas e estabelecimentos e os valores das multas aplicadas não foram informados pela equipe.