Neste sábado (4), no mesmo dia em que uma mulher transsexual foi expulsa de um shopping em Maceió, Alagoas, após ser impedida de usar o banheiro feminino, um post foi feito em um grupo no Facebook chamado “Não Cala São Pedro”. Um homem cisgênero (cis) faz uma pergunta, de acordo com ele, direcionada as mulheres do grupo: se ficariam a vontade de usarem o mesmo banheiro que uma mulher transexual (o autor do post usa o termo “homem estranho, transvestido de mulher”).
No post o mesmo afirma que não se trata de ser contra ou a favor da ‘opção’ sexual de cada um, mas queria apenas saber a opinião das mulheres sobre o tema. Nem todos se convenceram das boas intenções do post, mas o que chamou mais atenção mesmo foi que as maioria das mulheres cis não se importariam de usar o mesmo banheiro que uma mulher trans.
Mesmo entre comentários negativos, brilharam os comentários demonstrando menos preconceito e apoio ao direito das mulheres trans usarem o banheiro feminino.
Em 2018 uma mulher trans foi retirada a força de um banheiro público em Araruama.
Em uma decisão histórica o Supremo Tribunal Federal garantiu em 2018 que mulheres transgênero alterem o nome e o sexo no registro civil, sem precisar obter autorização judicial.
Alguns posts
Veja mais posts no LINK