A bela Praia da Rasa, em Búzios, amanheceu com sinais diferentes no último domingo (17). Banhistas que frequentavam o local avistaram manchas escuras, que aparentavam ser fragmentos de óleo.
Os primeiros indícios estavam entre a Ponta do Pai Vitório e o Mangue de Pedra, um ecossistema frágil, berçário natural de várias espécies de plantas e animais. Nesta semana, fiscais de Meio Ambiente da Prefeitura de Búzios realizaram uma investigação minuciosa na área.
O resultado da vistoria feita pelos agentes ambientais apontou que não foram encontrados indícios de resíduos derivados de petróleo. O laudo cita ainda que a substância viscosa poderia ser vestígios de eventos passados, possivelmente devido à agitação do mar, que trouxe à tona resíduos previamente enterrados nas profundezas do oceano.
Embora a situação tenha sido esclarecida como não representando uma ameaça iminente, a Prefeitura de Búzios ressaltou que continua monitorando de perto a praia e tomando medidas para preservação da praia.