O complexo de restaurantes Porto da Barra, em Manguinhos, não participará da edição deste ano do Festival Gastronômico. O complexo, que teve aumento em visibilidade nacional alavancada com a inclusão no Festival, de acordo com a organização, só tinha dois restaurantes que confirmaram participar, o que inviabilizou que acontecesse lá um dos núcleos do evento.
“É preciso no mínimo 8 restaurantes para que possa ser viável. Optei por cancelar a participação do Porto da Barra.”, explicou ao Prensa o produtor Gil Castelo Branco.
O Festival gastronômico de Búzios gera um volume poucas vezes alcançado por outros eventos da cidade em público e mídia trazendo benefícios diretos e indiretos por todo o ano aos participantes e consequentemente a cidade como um todo. A não adesão dos restaurantes do Porto da Barra-que perdeu muito com a saída da galeria do artista plástico Vilmar Madruga do local, ao Festival é enxergado pela população como um descompromisso com a cidade.
“Com certeza não é uma boa atitude. Parece que pensaram só neles e não no coletivo. Em minha opinião quem perde é Búzios e os próprios estabelecimentos do Porto da Barra.”, disse Leo Gomes, frequentador assíduo do Festival.
Mas a produção do Festival não deixou Manguinhos desemparado, haverá um núcleo do Festival no Shopping Aldeia da Praia, logo após o Pórtico, perto da Câmara de Vereadores. Lá participarão o ARMAZÉM DO PASTEL , CLUBE DA SFIHA , ESPETINHO GOURMET , FORNERIA PICARDIA , SORVETE BRASIL, e o SHIDO SUSHI BAR.
Sem contar que há esse ano a inclusão da Rasa, no Inefi, e a continuação da participação do bairro dos Ossos (na pracinha da Lagoa dos Ossos).
Zuza vai estar nos Ossos
O restaurante do Zuza, que fica no Porto da Barra, e é um participante tradicional do Festival, não quis ficar de fora e vai continuar participando. Zuza estará na Lagoa dos Ossos junto aos Lumberjacks, Maria Maria café, pedra da laguna, Lá Plage, Angry Burguer, Marcos Sodré e a Associação de Quilombolas da Baía Formosa.