Aproximadamente cem pessoas se reuniram na manhã deste domingo, 23, em frente ao Hospital Regional de Barra de São João, no Distrito de Casimiro de Abreu para um ato pacífico pedindo a reabertura da unidade. Com faixas e alguns cartazes, os manifestantes ocuparam a Rodovia Amaral Peixoto por alguns minutos e contaram com o apoio dos motoristas, que realizaram um buzinaço.
De acordo com a organização do ato, novas manifestações serão realizadas com o intuito de pressionar os governos (Municipal, Estadual e Federal) a reabrirem a unidade, que por anos foi considerada de referência em toda a Região dos Lagos. Um abaixo-assinado também está circulando na localidade, a fim de reforçar a insatisfação da população.
Atualmente, o Distrito de Barra de São João não tem nenhuma unidade de saúde para atendimentos de urgência e emergência. Somente o Distrito sede de Casimiro de Abreu possui um Hospital para esses atendimentos. Com isso, moradores e visitantes da localidade, que precisam de atendimento são obrigados a recorrem as cidades vizinhas Cabo Frio (Tamoios) e Rio das Ostras.
Segundo os moradores, essa situação é uma realidade que vem se prorrogado por anos. Alguns anúncios já foram feitos por diversas esferas comunicando a reabertura da unidade, mas nenhum foi efetivada.Inclusive, no início deste ano, a Secretaria Estadual de Saúde se comprometeu a reabrir o Hospital Regional de Barra de São João, com atendimento de traumatologia e ortopedia além de cirurgia geral de média complexidade, ainda este ano. O compromisso foi firmado pelo então secretário de Saúde, Luiz Antonio de Souza Teixeira Junior durante a primeira reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde, realizada em janeiro, em Cabo Frio.
Porém, de acordo com a secretaria de saúde, duas chamadas para licitação já foram abertas e nenhuma empresa se mostrou interessada em atender a unidade. A terceira chamada está aberta e a expectativa é que se consiga chegar a um resultado positivo em breve.