No último mês de março, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral decidiram no dia 24, por 7×0, que o atual prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, estava inelegível na última eleição municipal, ocorrida em 2016, quando venceu com mais de 44 mil votos. Após publicação no Diário Oficial Marquinho será afastado e novas eleições serão convocadas no município. Nesse período, Cabo Frio será governada pelo presidente da Câmara, Aquiles Barreto, por 90 dias até que tenha novo pleito na cidade.
Após a cassação do Marquinho a população de Cabo Frio está muito receosa com o futuro da cidade litorânea. Cidadãos de diversas localidades do município conversaram com o Prensa de Babel sobre a expectativa das novas eleições. O advogado, Luiz Carvalho, do Centro, acredita que “as expectativas dependem de quem será o vencedor. Se o vencedor for político aliado do prefeito cassado ou ex-prefeito que não somou na cidade, minha expectativa é péssima. Mas se houver mudança na prefeitura, acredito em mudanças”, disse.
Muitos estão pessimistas com o cenário atual e com um futuro político da cidade. O estudante de publicidade, Giovani Leal, do bairro Gamboa, não crê em uma mudança que irá acrescentar em grandes mudanças e “depende muito dos candidatos, apesar de não acreditar em uma melhora significativa no momento, torço pra não ficar pior do que já está”, falou.
Pedidos de votos conscientes também foram ditos por moradores. Uma delas, a fotógrafa Izabela Porto, da localidade do Guarani pede um melhor voto dos cidadãos. “A minha expectativa para as próximas eleições é que o povo vote de forma consciente e não vendam os seus votos. Pois sempre ficamos nas mãos de políticos interessados em dinheiro e nada interessados em nossa cidade. Espero que quem assuma futuramente a prefeitura de Cabo Frio tenha consciência de tudo que a cidade necessita com urgência e faça algo para levantar o município que já foi tão bem frequentada, esteve em alta e hoje em dia está abandonada. A cada eleição as esperanças do povo cabofriense acendem, mas é apagada com poucos meses do novo governo, que dessa vez seja diferente”, desabafa.
O lugar que o povo mais pede atenção é o Segundo Distrito da cidade. A população que, historicamente, mais sofreu com governos é a que mais está otimista e a favor da mudança. A jornalista Thaiany Pieroni, moradora de Unamar, vê a mudança com bons olhos. “Eu acho que pior do que está não dá para ficar. Cabo Frio está vivendo há décadas o mesmo cenário político, sem nenhuma novidade. Com isso, os problemas continuam os mesmos sem perspectiva de melhora. Com essa eleição, que esperamos que não tenha nem Marquinho Mendes nem Alair Corrêa, acredito que haja uma pontinha de esperança de pelo menos mudar algo”, completou.
Até o momento a cassação do então prefeito Marquinho Mendes não saiu em diário oficial, a tendência é que seja publicado nesta semana e os trâmites para as novas eleições comecem. Lembrando que o presidente da Câmara, Aquiles Barreto, terá 90 dias à frente do executivo. Eleições podem ser em agosto.
https://prensadebabel.com.br/index.php/2018/04/25/pre-candidatos-as-novas-eleicoes-em-cabo-frio-falam-sobre-o-pleito-confira/