Menu

Cidades

Ponte mirante de Búzios é contrapartida do Aretê financiada pelo Opportunity Imobiliário

Não é financiada pelo estado a ponte sobre canal, que será público, e fará parte de uma nova paisagem no município, com passagem para ciclistas e pedestres, além de servir de mirante com vista para o mar
Ponte da Marina 2

A construção na estrada RJ102, em Búzios, de uma ponte de 60 metros de comprimento, com calçada e ciclovia, e um vão central de 5 metros, o que permite a passagem de embarcações e, para quem passa em veículos ou a pé, a vista do mar, tem causado discussões na cidade sobre a autoria e a responsabilidade pelo custeio da obra que ficará por cima de um futuro canal público que ligará dois lados o bairro planejado Aretê.

De acordo com a Gestão da Área Técnica do Aretê, a obra, aprovada em 2012 pelo Departamento de Estrada e Rodagem (DER), é parte das devolutivas do empreendimento ao município, como a rotatória construída em 2018 no mesmo trecho da via, e é custeada pelo Fundo Opportunity Imobiliário, desenvolvedor do empreendimento. Cerca de 10 milhões destinados a concepção, projeto, material, mão de obra, e execução serão empregados no equipamento público que já começou a ser construído e tem prazo estimado de 180 dias para ficar pronto.

O canal central é público

A ponte integra as obras de requalificação da RJ 102, mas é custeada pelo Fundo Opportunity Imobiliário

O canal central (com cerca de 2 a 2,5 metros de profundidade, 30 metros de largura e 300 de comprimento), que será aberto, acompanhando o já existente, e que se tem acesso vindo pelo mar, cortará uma área de propriedade do empreendimento, sendo ligado aos demais canais, anda a serem construídos, que cortam o bairro. Ainda de acordo com a Gestão da Área Técnica do Aretê, foram realizados, para obtenção da licença ambiental para execução da abertura, três estudos, a pedido do INEA e do Ministério Público estadual e federal, que comprovam a alta salinidade do lençol freático deste terreno. A profundidade e largura do canal também é uma determinação do INEA, para que o canal também sirva de sistema de drenagem do entorno, evitando alagamentos das comunidades vizinhas.

Desvio do transito

Enquanto as obras estão acontecendo o trânsito é desviado. Para quem vem do centro de Búzios, pela Avenida Tangarás (do posto Ipiranga), dando a volta por dentro do bairro Marina, e saindo na Rua Tania Russo, utilizando para passar sobre o canal um desvio de mão dupla para voltar a acessar a RJ 102. O fluxo vindo do sentido bairro Rasa e Rio também utilizará o mesmo desvio.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura