A construção na estrada RJ102, em Búzios, de uma ponte de 60 metros de comprimento, com calçada e ciclovia, e um vão central de 5 metros, o que permite a passagem de embarcações e, para quem passa em veículos ou a pé, a vista do mar, tem causado discussões na cidade sobre a autoria e a responsabilidade pelo custeio da obra que ficará por cima de um futuro canal público que ligará dois lados o bairro planejado Aretê.
De acordo com a Gestão da Área Técnica do Aretê, a obra, aprovada em 2012 pelo Departamento de Estrada e Rodagem (DER), é parte das devolutivas do empreendimento ao município, como a rotatória construída em 2018 no mesmo trecho da via, e é custeada pelo Fundo Opportunity Imobiliário, desenvolvedor do empreendimento. Cerca de 10 milhões destinados a concepção, projeto, material, mão de obra, e execução serão empregados no equipamento público que já começou a ser construído e tem prazo estimado de 180 dias para ficar pronto.
O canal central é público
O canal central (com cerca de 2 a 2,5 metros de profundidade, 30 metros de largura e 300 de comprimento), que será aberto, acompanhando o já existente, e que se tem acesso vindo pelo mar, cortará uma área de propriedade do empreendimento, sendo ligado aos demais canais, anda a serem construídos, que cortam o bairro. Ainda de acordo com a Gestão da Área Técnica do Aretê, foram realizados, para obtenção da licença ambiental para execução da abertura, três estudos, a pedido do INEA e do Ministério Público estadual e federal, que comprovam a alta salinidade do lençol freático deste terreno. A profundidade e largura do canal também é uma determinação do INEA, para que o canal também sirva de sistema de drenagem do entorno, evitando alagamentos das comunidades vizinhas.
Desvio do transito
Enquanto as obras estão acontecendo o trânsito é desviado. Para quem vem do centro de Búzios, pela Avenida Tangarás (do posto Ipiranga), dando a volta por dentro do bairro Marina, e saindo na Rua Tania Russo, utilizando para passar sobre o canal um desvio de mão dupla para voltar a acessar a RJ 102. O fluxo vindo do sentido bairro Rasa e Rio também utilizará o mesmo desvio.