Pular para o conteúdo
Search

Ponte mirante de Búzios é contrapartida do Aretê financiada pelo Opportunity Imobiliário

Não é financiada pelo estado a ponte sobre canal, que será público, e fará parte de uma nova paisagem no município, com passagem para ciclistas e pedestres, além de servir de mirante com vista para o mar

A construção na estrada RJ102, em Búzios, de uma ponte de 60 metros de comprimento, com calçada e ciclovia, e um vão central de 5 metros, o que permite a passagem de embarcações e, para quem passa em veículos ou a pé, a vista do mar, tem causado discussões na cidade sobre a autoria e a responsabilidade pelo custeio da obra que ficará por cima de um futuro canal público que ligará dois lados o bairro planejado Aretê.

De acordo com a Gestão da Área Técnica do Aretê, a obra, aprovada em 2012 pelo Departamento de Estrada e Rodagem (DER), é parte das devolutivas do empreendimento ao município, como a rotatória construída em 2018 no mesmo trecho da via, e é custeada pelo Fundo Opportunity Imobiliário, desenvolvedor do empreendimento. Cerca de 10 milhões destinados a concepção, projeto, material, mão de obra, e execução serão empregados no equipamento público que já começou a ser construído e tem prazo estimado de 180 dias para ficar pronto.

O canal central é público

A ponte integra as obras de requalificação da RJ 102, mas é custeada pelo Fundo Opportunity Imobiliário

O canal central (com cerca de 2 a 2,5 metros de profundidade, 30 metros de largura e 300 de comprimento), que será aberto, acompanhando o já existente, e que se tem acesso vindo pelo mar, cortará uma área de propriedade do empreendimento, sendo ligado aos demais canais, anda a serem construídos, que cortam o bairro. Ainda de acordo com a Gestão da Área Técnica do Aretê, foram realizados, para obtenção da licença ambiental para execução da abertura, três estudos, a pedido do INEA e do Ministério Público estadual e federal, que comprovam a alta salinidade do lençol freático deste terreno. A profundidade e largura do canal também é uma determinação do INEA, para que o canal também sirva de sistema de drenagem do entorno, evitando alagamentos das comunidades vizinhas.

Desvio do transito

Enquanto as obras estão acontecendo o trânsito é desviado. Para quem vem do centro de Búzios, pela Avenida Tangarás (do posto Ipiranga), dando a volta por dentro do bairro Marina, e saindo na Rua Tania Russo, utilizando para passar sobre o canal um desvio de mão dupla para voltar a acessar a RJ 102. O fluxo vindo do sentido bairro Rasa e Rio também utilizará o mesmo desvio.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.